Ambiente distribui 19 milhões por 112 projetos de comunidades e autoconsumo
Foram aprovados 112 projetos para reforçar produção de energia renovável e autoconsumo no valor de 19 milhões de euros. Sobra uma dotação de 19 milhões que será repartida por mais candidaturas
O Fundo Ambiental aprovou 112 projetos no âmbito do Aviso de Apoio à Concretização de Comunidades de Energia Renovável (CER) e Autoconsumo Coletivo (ACC), num financiamento total de 19,1 milhões de euros, aquém dos quase 40 milhões de euros de dotação.
O aviso previa uma distribuição equitativa por três tipologias de edifícios, com dez milhões de euros alocados a cada uma: Edifícios Residenciais, Edifícios da Administração Pública Central e Edifícios de Comércio e Serviços. A dotação inicial do aviso era de 30 milhões de euros e foi recentemente reforçada em oito milhões de euros para o investimento em edifícios da Administração Pública Central, elevando o total para 38 milhões de euros.
A partir de agora, outras candidaturas serão avaliadas de forma a dirigir a dotação que ainda não foi atribuída, ou seja mais de metade. O objetivo central desta iniciativa é fomentar a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e reduzir o consumo de energia primária em, pelo menos, 30% nos edifícios beneficiados, com um aumento estimado de 93 MW de capacidade instalada.
A transição energética tem de ser participada, acessível e justa – e estas comunidades são um passo decisivo nesse caminho”, sublinha Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e da Energia, citada no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ambiente distribui 19 milhões por 112 projetos de comunidades e autoconsumo
{{ noCommentsLabel }}