Crédito à habitação cresce ao ritmo mais rápido desde agosto de 2008

Os empréstimos para a compra de casa registaram um crescimento homólogo de 6%, com este tipo de crédito a manter uma trajetória de subida.

O crédito à habitação em Portugal continua a acelerar. Em abril, os empréstimos registaram uma taxa de crescimento homóloga de 6%, o ritmo de subida mais elevado desde agosto de 2008, revelam os dados do Banco de Portugal divulgados esta sexta-feira.

“O stock de empréstimos para habitação aumentou 789 milhões de euros relativamente a março, totalizando 105,2 mil milhões de euros no final de abril“, adianta o Banco de Portugal, acrescentando que, face ao mês homólogo, “manteve-se a trajetória de aceleração: o crescimento foi de 6%, o mais elevado desde agosto de 2008”.

Em termos de stock de crédito, o montante emprestado pelos bancos para comprar casa está no nível mais elevado desde o início de 2014.

Apesar dos preços dos imóveis continuarem a subir, o apetite por crédito à habitação mantém-se em níveis elevados, com uma parte significativa dos novos empréstimos a destinarem-se a jovens até aos 35 anos, que beneficiam da garantia pública.

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal, divulgado na semana passada, apenas no primeiro trimestre do ano, o mecanismo que permite aos jovens até aos 35 anos financiar a totalidade do valor da casa representou 9% do número de contratos e 13% do montante total dos novos contratos de crédito à habitação.

Outros segmentos de crédito também apresentaram uma evolução positiva, em abril. O montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 121 milhões de euros relativamente a março, para 30,9 mil milhões de euros. Em termos homólogos, estes empréstimos subiram 7,1%, acima dos 7% registados em março.

“Os empréstimos para consumo apresentaram uma taxa de variação anual de 7% (7,3% em março), e os empréstimos para outros fins registaram o maior crescimento anual desde julho de 2008 (7,1%)”, detalha do BdP.

Em termos globais, os empréstimos pedidos pelas famílias cresceram, em abril, 6,3%, face ao mesmo mês do ano anterior. Trata-se da maior taxa de variação anual desde setembro de 2008.

(Notícia atualizada às 12:00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito à habitação cresce ao ritmo mais rápido desde agosto de 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião