Exclusivo Estudantes portugueses podem continuar a pedir vistos, mas EUA avisam que “têm de ser totalmente honestos” nas candidaturas

Fonte do Departamento do Estado dos EUA adianta ao ECO que marcações com estudantes para atribuição de vistos que já estavam agendadas vão manter-se e que alunos podem continuar a candidatar-se.

A administração de Donald Trump assegurou esta quarta-feira ao ECO que os estudantes estrangeiros que já tinham marcações nas embaixadas e postos consulares para a atribuição de vistos vão mesmo ser atendidos, e esclarece que os alunos que queiram estudar nos Estados Unidos podem continuar a pedir essa autorização. Fonte do Departamento de Estado norte-americano alerta, no entanto, que estes “têm de ser totalmente honestos nas candidaturas“.

“Os requerentes de vistos de estudantes e de programas de intercâmbio podem continuar a candidatar-se, e têm de ser totalmente honestos nas candidaturas“, assegurou fonte do Departamento do Estado dos EUA, que acrescenta que nenhuma das marcações já agendadas foi cancelada.

O ECO questionou a administração norte-americana sobre a atribuição de vistos a estudantes, depois de o Politico ter avançado, na semana passada, que Donald Trump ordenou a todas as embaixadas e postos consulares dos Estados Unidos que interrompam o agendamento de novas entrevistas, em preparação para um novo “aperto” na avaliação desses candidatos.

Na resposta enviada ao ECO, fonte do Departamento de Estado não confirma, nem desmente essa pausa no agendamento de novas entrevistas (ainda que tenha sido questionada diretamente sobre isso), mas sublinha que as secções consulares estão “constantemente a ajustar os seus horários” de modo a terem “tempo suficiente para analisarem completamente os casos” e a certificarem-se de que as operações de atribuição de vistos “cumprem os mais elevados padrões“.

As secções consulares ajustam constantemente os seus horários para terem tempo suficiente para analisar completamente os casos que lhes são apresentados e garantir que as operações de vistos cumprem os mais elevados padrões.

Fonte do Departamento de Estado

“Trabalhamos diariamente para analisar completamente os candidatos a vistos para assegurar que estes não tencionam prejudicar os Estados Unidos e os nossos interesses”, insiste a mesma fonte.

“A administração Trump está focada em proteger a nossa nação e os nossos cidadãos, mantendo os mais elevados padrões de segurança nacional e segurança pública através do nosso processo de atribuição de vistos“, continua o Departamento de Estado, na resposta enviada ao ECO.

Quanto aos estudantes que ainda não têm uma marcação numa secção consular, a mesma fonte indica que os requerentes podem continuar a submeter as suas candidaturas, sendo recomendado “que continuem a monitorizar a disponibilidade de novas vagas“.

Apesar do “aperto” noticiado à entrada de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos, os programas portugueses que têm intercâmbio nesses países não foram (pelo menos, para já) afetados. A imersão do The Lisbon MBA, por exemplo, arrancou esta semana na MIT Sloan, em Boston.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes portugueses podem continuar a pedir vistos, mas EUA avisam que “têm de ser totalmente honestos” nas candidaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião