Jogador português Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de viação
O futebolista português de 28 anos atuava no Liverpool desde 2020 e contava com 49 internacionalizações pela Seleção Nacional A.

Diogo Jota, futebolista português de 28 anos, que jogava no Liverpool, e o seu irmão André Silva, de 26, morreram esta madrugada num acidente de viação na província espanhola de Zamora, perto de Palacios de Sanabria, avançam o diário desportivo espanhol A Marca e a agência de notícias Efe.
O jogador do Liverpool morreu quando o carro em que viajava com o irmão, também futebolista profissional, atualmente no Penafiel, se terá despistado ao quilómetro 65 da A-52, incendiando-se de seguida.
De acordo com testemunhas que chamaram o 112, o veículo ficou envolto em chamas, que se propagaram também à vegetação próxima. O jornal A Marca cita diversas fontes que apontam para o rebentamento de um pneu durante uma ultrapassagem como a possível causa do acidente.
O jogador da Seleção deixa três filhos, a mais nova com apenas seis meses, e tinha-se casado no passado dia 22 de junho.
O ponta-de-lança iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira, clube no qual se destacou, motivando a transferência para o Atlético de Madrid. Acaba por não jogar em Espanha e é emprestado ao Futebol Clube do Porto, na época de 2016/2017, que ficou marcada como o início da sua maior afirmação. Seguiu-se um empréstimo ao Wolverhampton, de Inglaterra, que venceu a segunda divisão inglesa em 2018, voltando à Premier League e tendo Diogo Jota como um dos principais jogadores.
Chegou ao Liverpool em 2020, proveniente do Wolverhampton, tendo marcado 65 golos em 182 jogos pelo atual campeão inglês. Conquistou a Premier League na época 2024/2025, a Taça de Inglaterra em 2022 e a Taça da Liga de Inglaterra em 2022 e 2024 pelos “reds”.
Natural de Gondomar, Diogo Jota teve a sua estreia na Seleção Nacional A em 14 de novembro de 2019, contando desde então com 49 internacionalizações e 14 golos marcados. Fez ainda 9 jogos pelos Sub-19, 20 pelos Sub-21 e um nos Jogos Olímpicos.
O último jogo da carreira acabaria mesmo por ser a final da Liga das Nações, no dia 8 de junho, em que Portugal ganhou à Espanha e venceu o troféu pela segunda vez.
Jota era uma figura muito popular no balneário do Liverpool e bastante acarinhado pelos adeptos do clube, que tinham até um cântico dedicado ao “camisola 20”.
Tweet from @B24PT
A bandeira do Liverpool no seu estádio (Anfield) foi colocada a meia haste e o clube cancelou os treinos agendados para esta quinta-feira e marcou um jogo de homenagem ao jogador para 13 de julho. Em comunicado, o atual campeão inglês fala numa “perda inimaginável”.
Tweet from @LFC
“É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação”, reagiu, por sua vez, o Futebol Clube do Porto.
Tweet from @FCPorto
Numa publicação na rede social X, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, lamenta a morte “inesperada e trágica” de “um atleta que muito honrou o nome de Portugal e do seu irmão“. “É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional”, escreveu.
Tweet from @LMontenegro_PT
Também no X, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) diz-se “completamente devastada” com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. “Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade“, lê-se na publicação.
A FPF indica já ter solicitado à UEFA um minuto de silêncio antes do jogo desta quinta-feira da Seleção Portuguesa com a Espanha, no Europeu feminino.
Tweet from @selecaoportugal
Num comunicado publicado na página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta profundamente a morte trágica e prematura” de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, elogiando como o internacional português “demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível”.
Também Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Portuguesa, se juntou às declarações de pêsames pelo falecimento dos dois jogadores, com uma expressão que ilustra o choque da notícia: “não faz sentido”.
Tweet from @Cristiano
Também Lisa Bandari, Embaixadora britânica em Portugal, apresentou as suas condolências: “Estou profundamente triste com o falecimento do futebolista português Diogo Jota e do seu irmão, André. Apresento as minhas sinceras condolências à sua família, amigos, colegas de equipa e todos aqueles que o admiravam em Portugal, no Reino Unido, e além-fronteiras”.
(Notícia atualizada pela última vez às 15h19)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Jogador português Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de viação
{{ noCommentsLabel }}