5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 7 Julho 2025

A Galp apresenta os dados operacionais preliminares do segundo trimestre antes da abertura da bolsa. O Eurogrupo escolhe novo presidente e o Parlamento Europeu debate moção de censura a von der Leyen.

Esta segunda-feira, a Galp vai apresentar os dados operacionais preliminares do segundo trimestre antes da abertura da bolsa. Já o Eurogrupo irá escolher o novo presidente. A marcar o dia está ainda o debate no Parlamento Europeu sobre a moção de censura ao executivo de Ursula von der Leyen.

Galp apresenta resultados

A segunda metade do mês de julho marca o início da temporada de resultados do primeiro semestre das principais cotadas portuguesas, numa altura em que o PSI viveu o seu melhor primeiro semestre dos últimos 18 anos, com uma valorização de 21,8%, apenas superada na Europa pelo espanhol IBEX 35. O pontapé de saída será dado esta segunda-feira pela Galp, que apresentará os seus dados operacionais preliminares do segundo trimestre antes da abertura da bolsa. A petrolífera, que viu os seus lucros caírem 41% no primeiro trimestre para 192 milhões de euros, procura agora mostrar sinais de recuperação num contexto de mercado internacional volátil.

Eurogrupo escolhe novo presidente

Esta segunda-feira há reunião do Eurogrupo, tendo a eleição do novo presidente na agenda. Três ministros apresentaram a sua candidatura, sendo eles o ministro da Economia, Comércio e Empresas de Espanha, Carlos Cuerpo, o ministro das Finanças da Lituânia, Rimantas Sadzius, e o atual líder e ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, a quem Portugal apoiará. Da agenda da reunião faz também parte a discussão sobre a orientação de política orçamental para os Estados no próximo ano.

Debate no PE sobre moção de censura a Von der Leyen

O Parlamento Europeu (PE) vai debater esta semana uma moção de censura ao executivo de Ursula von der Leyen. O debate vai realizar-se esta segunda-feira e a votação está prevista para a próxima quinta-feira, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. A iniciativa contra a presidente da Comissão Europeia partiu de um eurodeputado romeno, Gheorghe Piperea, do grupo político Conservadores e Reformistas Europeus, que argumenta que a moção de censura se deve ao polémico dossier das mensagens trocadas entre Von der Leyen e o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, durante a negociações de vacinas em plena pandemia. As mensagens nunca saíram a público, apesar dos vários processos a exigir mais transparência da presidente da Comissão no primeiro mandato.

Eurostat divulga dados do comércio a retalho

O Eurostat vai revelar os dados de maio do volume de comércio a retalho na Zona Euro e na União Europeia (UE). Em abril, o volume do comércio a retalho aumentou 0,1% na Zona Euro e 0,7% na UE, em relação a março. Comparando com abril de 2024, o aumento foi de 2,3% na Zona Euro e de 2,8% na UE.

Gasolina desce esta semana

Esta semana só a gasolina vai descer. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, não deverá sofrer alterações no preço, mas a gasolina deverá descer dois cêntimos a partir desta segunda-feira. Assim, quando for abastecer, deverá pagar 1,577 euros por litro de gasóleo simples e 1,674 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião