Menos 1,2 milhões de pessoas recorreram aos balcões da Segurança Social. “Não vamos ficar por aqui”, diz ministra

Cerca de 40% das medidas do programa de transformação digital da Segurança Social já foram executadas. Efeitos no atendimento já se sentem: menos 1,2 milhões foram aos balcões desde janeiro.

A ministra do Trabalho anunciou esta quarta-feira que menos um milhão e 200 mil pessoas recorreram aos balcões da Segurança Social desde janeiro, face ao período homólogo. Este balanço foi apresentado por Maria do Rosário Palma Ramalho na apresentação do novo portal unificado da Segurança Social, uma das medidas do programa de transformação digital que justifica esse recuo nos atendimentos presenciais.

“Nasceu um novo paradigma no serviço de atendimento da Segurança Social. Desde janeiro, temos menos um milhão e 200 mil pessoas nos balcões da Segurança Social. No final do ano, deverão ser menos 30% do que em 2024. Estes números são por si elucidativos“, sublinhou a ministra.

Desde janeiro que a Segurança Social tem sofrido várias alterações, de modo a simplificar e agilizar a relação com as pessoas e as empresas, no âmbito do programa “Primeiro Pessoas”. Por exemplo, os pais passaram a poder pedir online o subsídio parental alargado, foi lançado um simulador que permite perceber a que prestações sociais o cidadão tem direito, a validade dos documentos de pagamento foi alargada para cinco dias, e foi introduzido um novo método de pagamento (a transferência bancária).

No total, das 116 medidas previstas desse programa, cerca de 40% já estão executadas, adiantou esta tarde a ministra, detalhando que há uma “orientação clara de declarar guerra aos modelos de atendimento antigos, que se revelavam pouco amigos das pessoas e das pessoas“.

Não vamos ficar por aqui. O Governo não vai descansar enquanto o programa estiver por concluir”, destacou ainda a governante, indicando que, até ao final do ano, serão postas em prática medidas, como o pagamento à Segurança Social por MBWay (que acontecerá ainda este mês) e a prova de vida através de biometria.

Com todas estas medidas, no final do ano, os balcões da Segurança Social terão recebido menos dois milhões de pessoas do que em 2024, assinalou a ministra do Trabalho. Desta forma, serão libertados recursos para que quem precisa mesmo de ir aos balcões (por exemplo, cidadãos com menor literacia digital) possa ter um atendimento com melhor qualidade.

Segurança Social passa a ter apenas um portal

Até aqui, a Segurança Social estava dividida em dois portais digitais: um meramente informativo, no qual era possível encontrar a legislação, esclarecimentos e estatísticas; E a Segurança Social Direta, no qual era possível, por exemplo, pedir as prestações sociais e simular as pensões.

A partir desta semana, a Segurança Social passa a ter apenas um portal unificado. “É uma coisa que estava há 20 anos para ser feita e não se fez. Hoje lançamos o portal unificado, que vai tornar a vida das pessoas, das empresas e da Segurança mais simples. É um dia histórico“, salientou a ministra do Trabalho, em declarações aos jornalistas. Segundo a governante, a experiência passa a ser “mais apelativa e agradável“.

Já o presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, Luís Farrajota, que este não é apenas um novo site, é um conjunto de peças complexas e corresponde à “maior transformação tecnológica que a Segurança Social passou na sua história“. “Fizemos uma transição estudada e com um plano”, disse.

(Notícia atualizada às 16h17)

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