Governo investe 30 milhões no Montijo para tirar Força Aérea de Figo Maduro
O Governo anunciou um investimento de 30 milhões de euros para a Força Aérea se instalar na base aérea do Montijo e abandonar Figo Maduro. Decisão vai reforçar capacidade do aeroporto de Lisboa.
O Governo aprovou a transferência da Força Aérea de Figo Maduro, no aeroporto de Lisboa, para a base aérea do Montijo, que será alvo de obras de adaptação no valor de 30 milhões de euros até 2028, segundo anunciou esta quinta-feira.
A decisão, tomada pelo Conselho Ministros, visa reforçar a capacidade do Humberto Delgado até à abertura do novo aeroporto que será construído em Alcochete, explicou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, aos jornalistas. Com as obras de remodelação, o aeroporto da capital vai expandir a atividade para 45 movimentos por hora e assim conseguir “absorver” o aumento da procura de passageiros nos próximos anos, afirmou o ministro.
Esta não é a única intervenção na infraestrutura do ‘velho’ aeroporto de Lisboa. A atual torre de controlo de tráfego aéreo vai ser transferida para o outro lado da pista, ou seja, será construída do lado do Lumiar. O Governo aponta para um investimento entre os 10 milhões e os 15 milhões de euros na construção nova torre de controlo.
A atual torre de controlo será desmantelada. Quando o Humberto Delgado for encerrado e desmantelado para dar lugar ao Parque Cidades do Tejo, a nova torre será transformada num Museu Aeronáutico.
Neste momento, decorrem obras de melhoria do Terminal 2 do Humberto Delgado. Até final do próximo ano o pier sul do aeroporto e a zona de chegadas serão alvo de intervenção. Tudo isto significará um investimento na ordem dos 250 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo investe 30 milhões no Montijo para tirar Força Aérea de Figo Maduro
{{ noCommentsLabel }}