Banco de Fomento emitiu 42 mil milhões em garantias pré-aprovadas

Estas 160 mil garantias pré-aprovadas traduziram-se para já em 18 mil candidaturas, que representam um financiamento de 3,77 mil milhões de euros.

O Banco de Fomento já enviou mais de 160 mil garantias pré-aprovadas a micro, pequenas e médias empresas, que ascendem a cerca de 11 mil clientes, sendo que 91% são novos. Em causa estão 42 mil milhões de euros, no âmbito da linha BPF InvestEU e da nova linha BPF Export, que integra o “Programa Reforçar” criado para ajudar a mitigar o impacto das tarifas de Donald Trump.

Em 14 semanas, “a simplificação e dinamização da BPF InvestEU permitiu superar os resultados dos três anos anteriores”, sublinhou Gonçalo Regalado, na apresentação das primeiras Conversas com Fomento, que decorrem esta sexta-feira em Santa Maria da Feira e das quais o ECO é media partner.

Estas 160 mil garantias pré-aprovadas traduziram-se para já em 18 mil candidaturas, que representam um financiamento de 3,77 mil milhões de euros.

A meta no segundo trimestre era ter “três mil milhões de euros de candidaturas aprovadas e mais de dez mil empresas servidas”, disse Regalado, na conferência de imprensa que assinala os 100 primeiros dias de mandato.

candidaturas de todos os setores — dos serviços à construção, passando pela logística e pela agricultura – e de norte a sul do país. Mas o destaque vai para o comércio e a indústria, que lideram em número de candidaturas e no valor. O comércio apresentou 2.616 candidaturas, que representam um montante de financiamento de 675 milhões de euros (25% do total). Já na indústria as 1652 candidaturas somam 672 milhões (25% do total). A construção soma 1.522 candidaturas num total 369 milhões de euros (14%).

Em termos regionais há uma maior incidência das candidaturas em Lisboa (617) e no Porto (562), mas também em Braga (294) e Aveiro (183).

Mas ainda há mais linhas na calha. Para o terceiro trimestre, Gonçalo Regalado prevê arrancar com as quatro linhas de financiamento do Portugal 2030, “para acelerar o PT2030 que tem apenas 2% de execução, decorrido 50% do tempo”, explicou Gonçalo Regalado. Linhas que já se esperava estarem operacionais no início de maio, como disse no ECO dos Fundos a gestora do Compete.

Haverá ainda uma nova linha a PRR Empresarial de 315 milhões de euros, que “está a ser negociada com a estrutura de Missão Recuperar Portugal”, revelou o CEO do BPF. Por outro lado, a linha ADN+ de 1,8 mil milhões de euros para investimentos de curto e médio prazo e ainda a linha habitação de dois mil milhões de euros para apoiar projetos públicos e privados de habitação a custos controlados, que tem também o objetivo de acelerar estes investimentos.

Para o quarto trimestre está prevista a operacionalização do Member State Compartment do FEI INVEST EU, cujo protocolo é assinado esta sexta-feira entre a presidente executiva do FEI e o ministro da Economia e Coesão, Manuel Castro Almeida.

O Banco de Fomento está a candidatar-se a três produtos de garantia que podem gerar até 6,5 mil milhões de euros de crédito. O primeiro para reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas, potenciando o acesso ao crédito a empresas de alto risco ou com garantias insuficientes para os bancos comerciais. O segundo facilitar o acesso a financiamento em inovação e tecnologia na transformação digital das empresas. E o terceiro apoiar investimentos na transição verde e na acessibilidade de produtos, serviços e infraestruturas para pessoas com deficiência. “Estes produtos permitem chegar a 30 ou 40 mil empresas”, disse Gonçalo Regalado.

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, revelou que as empresas vão ter disponíveis 50 milhões de euros, nestes produtos, para ajudar a suportar os juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento emitiu 42 mil milhões em garantias pré-aprovadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião