Crédito ao consumo sobe 12,1% em maio à boleia do crédito automóvel
O volume de novos créditos ao consumo em Portugal atingiu 809 milhões de euros em maio, com destaque para o crescimento de 14,3% do crédito automóvel e de 12,9% do crédito pessoal.
O volume de crédito ao consumo não para de crescer. Em maio, o volume dos novos créditos ao consumo registou um aumento homólogo de 12,1%, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, atingindo um montante de 809 milhões de euros.
Estes números foram particularmente impulsionados pelo dinamismo do crédito automóvel, com o volume de novos créditos a apresentar uma expansão de 14,3% face ao mesmo mês do ano anterior, passando de 287,1 milhões de euros para 328,3 milhões de euros, enquanto o número de contratos de crédito cresceu 9,8% no mesmo período.
O volume concedido em novos créditos pessoais também demonstrou uma evolução favorável, com um crescimento homólogo de 12,9%, passando de 314,5 milhões de euros em maio de 2024 para 354,9 milhões de euros em maio deste ano, enquanto o número de contratos registou um aumento anual de 16,6%, no mesmo período.
Esta categoria engloba os empréstimos para educação, saúde, transição energética e outros fins pessoais, refletindo uma maior procura por parte das famílias portuguesas para financiar diferentes projetos e necessidades.
“Os valores apresentados baseiam-se nos dados reportados para efeitos de supervisão comportamental por todas as instituições financeiras que concedem crédito aos consumidores”, refere o Banco de Portugal.
A mesma dinâmica de crescimento do crédito ao consumo verificou-se no comportamento em cadeia, com o volume de crédito ao consumo a crescer 13,2% entre abril e maio deste ano. Este crescimento sequencial demonstra o dinamismo crescente do setor.
“Estes valores respeitam apenas a novas operações de crédito, não incluem valores relativos a renegociações de contratos de crédito”, refere o Banco de Portugal em comunicado, o que confere maior robustez aos dados apresentados, focando-se exclusivamente na nova procura por crédito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito ao consumo sobe 12,1% em maio à boleia do crédito automóvel
{{ noCommentsLabel }}