Hoje nas notícias: Imigrantes, ambulâncias e gás
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) submeteram pedidos para contratar 493 imigrantes ao abrigo do protocolo para as migrações. A Liga de Bombeiros Portugueses (LPB) está disponível para deslocar ambulâncias da margem norte para as “concentrar” na margem sul do Tejo, podendo ser necessário alargar este “ajuste” à região de Aveiro e a Leiria. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Patrões pediram vistos para 493 trabalhadores imigrantes
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) submeteram pedidos para contratar 493 imigrantes ao abrigo do protocolo para as migrações, em vigor desde abril. No total, já foram aprovados 56 vistos de trabalhadores, vindos maioritariamente de Cabo Verde, Angola, Colômbia e Peru. Os setores do Turismo, Comércio e Serviços não pediram vistos por não conseguirem cumprir com obrigações de alojamento, sendo que a PSP tem vindo a reforçar as ações de fiscalização ao alojamento ilegal, abusivamente usado para albergar trabalhadores migrantes.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).
Governo quer deslocar ambulâncias para hospitais de Almada, Aveiro e Leiria
Numa reunião, na segunda-feira, com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a Liga de Bombeiros Portugueses (LPB) mostrou-se disponível para deslocar ambulâncias da margem norte do Tejo e “concentrar” na Margem Sul, nomeadamente em Almada, Barreiro e Setúbal, para fazer face às anunciadas dificuldades que as urgências de obstetrícia vão ter durante agosto e setembro. Este “ajuste” ao Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) poderá ser alargado à região de Aveiro e em Leiria, onde também tem havido “algumas dificuldades” na resposta, admitiu o presidente da LPB, António Nunes.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Floene e ERSE admitem atrasos nas ligações à rede de gás
A Floene, a empresa responsável pela operação das redes de distribuição em Portugal, através de nove subsidiárias regionais que abrangem a maioria do território nacional, disse que está a levar a cabo – há vários meses – “uma transição profunda e planeada dos seus sistemas de informação, que impactam os pedidos de ligação à rede de gás natural”. Os constrangimentos têm motivado reclamações no Portal da Queixa e também junto da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com esta última a assinalar que só “tomou conhecimento em concreto da planificação e implementação da alteração dos sistemas de informação da Floene já depois do início do processo por parte da empresa”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Mota-Engil e Zagope aliam-se na corrida à linha Violeta
Depois de as propostas da Mota-Engil e da Zagope ao primeiro concurso para a construção da linha Violeta do Metropolitano de Lisboa terem sido excluídas por excederem o preço-base de 450 milhões de euros, com o procedimento a acabar deserto, as duas empresas aliaram-se agora em consórcio para o novo concurso que foi lançado em abril com um preço-base de 600 milhões de euros. O agrupamento formado pelas duas construtoras, que têm ganho todas as grandes obras de expansão da rede do Metro da capital, inclui ainda a Spie Batignolles, com a qual a Mota-Engil se tem associado em obras de túneis.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Todos os meses há mais mil pobres com deficiência a pedir ajuda ao Estado
O número de pessoas com deficiência em situação de carência económica é cada vez maior e todos os meses há mais mil contribuintes nesta condição que pedem ajuda ao Estado através da Prestação Social para a Inclusão (PSI). Este apoio tem registado um novo recorde no número de beneficiários todos os meses, sendo que só em abril, segundo dados da Segurança Social, havia 167 mil pessoas a receber, em média, 385 euros por mês. Este número cresce ao ritmo de mil novos beneficiários por mês e é assim desde 2018, altura em que o apoio entrou em velocidade de cruzeiro.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Imigrantes, ambulâncias e gás
{{ noCommentsLabel }}