Portugal pagou 6,5 mil milhões em juros da dívida pública no ano passado. É o valor mais elevado desde 2018
Pela primeira vez, a dívida direta do Estado superou os 300 mil milhões de euros. Subida do stock e agravamento das taxas elevaram a fatura com juros para o valor mais alto desde 2018.
Portugal pagou 6,5 mil milhões em juros da dívida pública no ano passado, mais 571 milhões em relação a 2023, de acordo com o relatório anual publicado esta terça-feira pelo IGCP. Trata-se da fatura com juros mais elevada desde 2018.
O aumento dos encargos com a dívida pública está relacionada sobretudo com o agravamento das taxas de juro do mercado (370 milhões de euros), mas também se explica com o efeito de stock (189 milhões), segundo a entidade liderada agora por Pedro Cabeços, que substituiu Miguel Martín no IGCP no início do ano.
A nova dívida de médio e longo prazo emitida ao longo de 2024 teve um custo de 3,4%, baixando 0,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ainda assim, a taxa de juro implícita do stock da dívida aumentou para 2,1% no ano passado, mais 0,1 pontos percentuais face a 2023.
Pela primeira vez na história, mostram ainda os dados do IGCP, o stock de dívida direta do Estado (em contabilidade nacional) superou a barreira os 300 mil milhões de euros em termos médios em 2024, o que representa um aumento de cerca de nove mil milhões num ano antes.
Fechou o ano passado nos 306 mil milhões de euros (+3% face a 2023), e estava nas mãos do Banco de Portugal (38%), residentes (29%), não residentes (25%) e Banco Central Europeu (8%).
Desde, pelo menos, 2000 que a dívida pública sobe de forma ininterrupta. No início da década, Portugal tinha uma dívida média de 64,6 mil milhões de euros, cuja fatura com juros ascendia a 3,69 mil milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal pagou 6,5 mil milhões em juros da dívida pública no ano passado. É o valor mais elevado desde 2018
{{ noCommentsLabel }}