Carlos III, Autónoma, Alfonso X e IE University, universidades que lideram a integração da tecnologia em Madrid, segundo o Instituto Coordenadas
As universidades têm de adaptar permanentemente a sua oferta formativa para responder ao surgimento de novas profissões e à necessidade de incorporar competências digitais à formação dos alunos.
A Universidade Carlos III (UC3M), a Universidade Autónoma de Madrid (UAM), a Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) e a IE University lideram a integração da tecnologia no ensino superior da Comunidade de Madrid, com importantes contribuições para a formação em tecnologias como a Inteligência Artificial, o desenvolvimento de competências digitais dos futuros profissionais e a criação de ambientes de inovação e cooperação entre universidades e empresas, de acordo com uma análise do grupo de especialistas do Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada (ICGEA), que examinou a oferta universitária e formativa da região.
Eles apontam que, à medida que o mercado de trabalho muda como consequência da aplicação de novas tecnologias ao âmbito profissional, as universidades se encontram na conjuntura de adaptar permanentemente a sua oferta formativa e os seus modelos para responder ao surgimento de novas profissões e à necessidade de incorporar competências digitais à formação dos universitários.
«A Comunidade de Madrid está a consolidar-se como um polo educativo de referência para as novas gerações de profissionais graças à integração da tecnologia no próprio modelo de ensino superior que está a promover. Um modelo integral que combina investimentos estratégicos em infraestrutura digital, a criação de centros de inovação em inteligência artificial, o fomento da investigação básica e aplicada, com o apoio à formação de talentos em STEM e tecnologias emergentes, bem como no desenvolvimento de competências digitais para os profissionais que se formam na região», acrescentam.
Eles afirmam que essas iniciativas envolvem todo o ecossistema universitário da Comunidade de Madrid, composto por 17 instituições públicas e privadas, que reúne a maior comunidade de estudantes da Espanha e uma das maiores da Europa, com mais de 300.000 alunos. «Embora as universidades Carlos III (UC3M), Autónoma de Madrid (UAM), IE University e a Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) se destaquem, juntamente com a Universidade Complutense de Madrid e a UNIE, pelas iniciativas que lançaram nos últimos meses», acrescentam.
«O impacto que a tecnologia está a ter em todos os domínios da sociedade contemporânea não pode ser alheio à universidade, nem como centros de investigação e formação de futuros profissionais, nem como instituições fundamentais na formação de uma sociedade adequadamente capacitada para enfrentar as mudanças e perturbações que vão surgindo. Não se trata apenas de adquirir conhecimentos, mas de desenvolver uma maturidade e capacidade de pensamento crítico que permita impulsionar e aproveitar as novas conjunturas e os desafios que virão. Neste contexto, a Comunidade de Madrid está muito bem posicionada precisamente pela rápida reação das suas universidades, que estão a ser um motor de mudança no ensino superior da região», afirma Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas.
UNIVERSIDADES
Entre as 17 instituições de ensino superior sediadas na Comunidade de Madrid, o Instituto Coordenadas destaca seis «pela sua contribuição para o desenvolvimento de espaços de inovação e metodologias que incorporam a formação em tecnologias emergentes na própria formação dos estudantes».
Universidade Carlos III de Madrid (UC3M): «Tem uma intensa atividade inovadora para impulsionar a formação em torno da tecnologia e das novas competências digitais. Entre as suas iniciativas destacam-se a Cátedra de Economia de Dados e IA Aplicada em colaboração com a Universia-Banco Santander, ou o Living Lab de Tecnologias Assistivas e Inteligência Artificial, um espaço que procura desenvolver tecnologias para ajudar no diagnóstico, monitorização e interação homem-máquina para os cuidados de saúde. O programa «inic-IA-tivas» promove boas práticas docentes sobre inteligência artificial generativa e oferece ferramentas, experiências docentes e exemplos para facilitar o uso ético dessas tecnologias», afirma o Instituto Coordenadas.
Universidade Autónoma de Madrid (UAM): «A UAM também desenvolveu iniciativas para promover a formação e o desenvolvimento de conhecimento em torno da IA. É o caso da Cátedra ERIA (Empregabilidade e Responsabilidade em IA), criada em colaboração com a Microsoft e a Founderz e centrada no uso ético e responsável da IA. Também criou um guia para professores e alunos sobre o uso formativo da IA, abordando planeamento, avaliação e ética. Juntamente com estas iniciativas, destaca-se a sua participação no Instituto de Engenharia do Conhecimento ou no Centro Nacional de Neurotecnologia».
Universidade Alfonso X el Sabio: «A UAX implementou uma estratégia para integrar a formação em IA em todos os seus cursos, com uma abordagem prática e alinhada com o seu conceito de tecnologia com propósito. Além do desenvolvimento de projetos práticos com aplicação de IA, tanto professores como alunos receberam formação certificada em prompting, com o objetivo de impulsionar a sua empregabilidade no mercado de trabalho atual e futuro. Criou o Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões para analisar como a tecnologia está a transformar o mercado de trabalho. Como parte deste observatório, a UAX publicou dois guias de utilização da IA para professores e alunos e um livro de boas práticas de IA na sala de aula».
IE University: «Trata-se de uma instituição com amplo reconhecimento internacional em matéria de inovação. Entre as iniciativas que promoveu estão a formação de professores e alunos através de cursos especializados em IA para desenvolver competências digitais essenciais, com ênfase no uso ético da tecnologia e no pensamento crítico. Conta também com a Cátedra UNESCO em Ética e Governação da IA, que aborda os desafios éticos e sociais da IA e, em conjunto com a IBM, criou o programa Pier 17 para gerar protótipos tecnológicos avançados e consolidar Madrid como um centro de inteligência artificial na Europa».
Universidade Complutense de Madrid (UCM): «A Universidade Complutense lançou várias iniciativas, entre as quais se destacam os projetos INNOVA, de inovação docente para incorporar ferramentas digitais e metodologias ativas nos modelos de formação. Além disso, introduziu sessões para debater e analisar o impacto da IA nos processos de avaliação universitária nos seus cursos de verão».
UNIE: «Esta universidade lançou o Nex-IA, um centro de inovação e desenvolvimento especializado em inteligência artificial e tecnologias emergentes que procura promover a colaboração entre universidades, empresas tecnológicas e startups, contando com diversos programas de formação e diplomas na matéria».
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