Fundo que garante depósitos com melhor resultado de sempre
Fundo de Garantia de Depósitos obteve um resultado de 60,8 milhões de euros no ano passado devido aos ganhos das aplicações dos recursos e coimas do Banco de Portugal.
O Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) obteve no ano passado o melhor resultado desde a sua constituição. Ganhou 60,8 milhões de euros à boleia dos rendimentos que obteve com a aplicação dos recursos e também com as coimas do Banco de Portugal às instituições financeiras.
“Este resultado foi, sobretudo, determinado pelo retorno obtido da aplicação dos recursos – que ascenderam a 56,8 milhões de euros – e, com uma expressão mais reduzida, pelo produto das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal a instituições de crédito, (…) que ascendeu a 4,1 milhões”, explica o fundo liderado por Luís Máximo dos Santos, vice-governador do Banco de Portugal.
O ano 2023 já havia sido muito positivo, com o resultado de 42,6 milhões a ser impulsionado pela subida das taxas de juro. Mas o relatório e contas deste ano – publicado esta quarta-feira – relembra que entre 2016 e 2022 o FGD acumulou resultados negativos de 25 milhões de euros devido ao “contexto de taxas negativas”, que “afetou especialmente o universo de possibilidades de investimento do fundo”, uma vez que este aplica os seus recursos em ativos com elevada qualidade creditícia e maturidades relativamente curtas.
O bom desempenho, alcançado no ano passado, permitiu ao fundo melhorar os seus recursos próprios em 3,6% para 1,79 mil milhões de euros.
Ainda assim, o rácio utilizado como medida do nível de capitalização do FGD “diminuiu ligeiramente” por conta do aumento do montante de depósitos bancários cobertos pelo fundo, que subiu 6,3% para 187,2 mil milhões de euros no final do ano passado, segundo a informação reportada pelos bancos.
Contas feitas, a relação entre os recursos próprios do FGD e os depósitos cobertos pela sua garantia situou-se em 0,95% no final de 2024, abaixo do nível de 0,98% observado um ano antes.
O FGD sublinha que o seu nível de capitalização continua a suplantar o nível fixado pela diretiva europeia relativa aos sistemas de garantia de depósitos, que aponta para um nível de recursos próprios correspondente a pelo menos 0,8% do montante de depósitos cobertos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo que garante depósitos com melhor resultado de sempre
{{ noCommentsLabel }}