EUA vão proibir amarração de cabos submarinos com tecnologia chinesa

Regulador das comunicações norte-americanas está a planear a proibição da amarração de cabos submarinos que tenham equipamentos ou tecnologia chinesa, alegando ameaças à cibersegurança.

O regulador das comunicações dos EUA está a preparar novas regras que irão proibir a amarração de cabos submarinos no país que contenham tecnologia ou equipamentos de origem chinesa.

“Temos visto infraestrutura de cabos submarinos ameaçada nos últimos anos por adversários estrangeiros, como a China. Estamos, portanto, a tomar medidas para proteger os nossos cabos submarinos contra a propriedade e o acesso por adversários estrangeiros, bem como contra ameaças cibernéticas e físicas”, diz num comunicado o líder da Federal Communications Commission (FCT), Brendan Carr, citado pela Reuters.

Os cabos submarinos são ligações de fibra ótica que ligam continentes através do fundo do oceano. Nos últimos anos, os EUA têm vindo a alertar e a apertar o cerco a tecnologia chinesa, nomeadamente nas redes 5G, por receios de espionagem e riscos de cibersegurança.

A decisão, a avançar, é relevante para Portugal na medida em que o país tem vindo a ser considerado um importante ponto de amarração de cabos submarinos, atividade que o Governo português também pretende promover, em conjugação com a captação de novos centros de dados para o país. Sines e Carcavelos são duas das localizações onde têm amarrado alguns dos cabos mais recentes com ligação ao território português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA vão proibir amarração de cabos submarinos com tecnologia chinesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião