5 coisas que vão marcar o dia
O Conselho de Ministros vai aprovar um suplemento das pensões e o corte do IRC para 2026. A agência de notação financeira DBRS avalia o rating da dívida portuguesa.
Nesta sexta-feira, o Conselho de Ministros deverá aprovar um suplemento das pensões e o corte do IRC para 19% em 2026. Destaque ainda para a formalização pública da coligação PS, BE, Livre e PAN na corrida à Câmara de Lisboa. Já a agência de notação financeira DBRS avalia o rating da dívida portuguesa.
Corte do IRC e suplemento das pensões no Conselho de Ministros
O Governo deverá aprovar, em Conselho de Ministros, uma proposta de descida do IRC para 19% em 2026, 18% em 2027 e 17% em 2028, face à atual taxa de 20%. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante o debate do Estado da Nação desta quinta-feira, no Parlamento. Segundo o governante, também deverá ser aprovada “a atribuição de um suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros, que será pago em setembro e terá um valor de 200 euros para as pensões até 522,50 euros”.
INE divulga dados económicos
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira os indicadores de conjuntura referentes a junho deste ano assim como dados estatísticos sobre a construção e habitação relativos a 2024. O Banco de Portugal revela indicadores a propósito da balança de pagamentos e do investimento direto referentes a maio. Já lá fora, a Eurostat apresenta dados da produção na construção relativo a maio deste ano.
Coligação PS, BE, Livre e PAN à Câmara de Lisboa assina acordo
O Partido Socialista, Livre, Bloco de Esquerda e Pessoas-Animais-Natureza (PAN) formalizam, esta sexta-feira, o acordo de coligação para as eleições autárquicas de 12 e outubro à câmara lisboeta. A assinatura acontece pelas 12h, no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, e contará com a presença dos líderes nacionais dos quatro partidos. A coligação quer destronar o atual presidente do município, Carlos Moedas, que já anunciou a entrada na corrida autárquica, apoiado por PSD, CDS e Iniciativa Liberal.
DBRS divulga rating de Portugal
A agência de notação financeira DBRS avalia, nesta sexta-feira, o rating da dívida portuguesa. Em janeiro deste ano a DBRS subiu o rating de Portugal para ‘A’ elevado com uma perspetiva (‘trend’) estável. A DBRS justificou esta revisão em alta com a “notável redução da dívida pública de Portugal, apoiada por um forte desempenho orçamental”, que “reforçou a sua qualidade de crédito”.
Município de Lisboa lança Carta Geotécnica
A Câmara Municipal de Lisboa lança a “primeira plataforma interativa do país” a disponibilizar um vasto conjunto de dados geológicos, geotécnicos e hidrogeológicos. Segundo a autarquia, esta plataforma digital vai apoiar o planeamento urbano e os projetos de construção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}