Semapa compra fabricante de estruturas metálicas em Espanha por 148 milhões de euros

Com três unidades industriais em Cáceres e Valladolid, a Imedexa é especializada no desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade.

A Semapa anunciou esta segunda-feira a aquisição de 100% da fabricante espanhola Imedexa ao fundo de private equity GPF Partners por uma “contrapartida paga nesta data de 148 milhões de euros, acrescida de uma componente adicional a ser paga dependente da verificação de determinadas condições”.

Apresentada como “a primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal” por parte da Semapa, a Imedexa registou vendas superiores a 100 milhões de euros no ano passado e é especializada no desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a holding da família Queiroz Pereira que detém também a Navigator, a Secil ou a ETSA, entre outras participadas, refere que a empresa espanhola, fundada em 1979, conta com três unidades industriais em Cáceres e Valladolid. Com projetos em mais de 50 países no portefólio, tem como clientes os principais operadores de redes de transmissão e distribuição europeus.

Estamos muito satisfeitos com a nossa primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa.

Ricardo Pires

CEO da Semapa

“É um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa. Trata-se de uma empresa líder na Europa num setor estruturante para a transição energética, com um grande potencial e capacidade para dar resposta ao desígnio de eletrificação e descarbonização deste continente, que são realidades imparáveis”, resume o CEO Ricardo Pires, que em maio foi reconduzido na liderança até 2027.

Numa nota de imprensa, o grupo industrial português, que soma perto de 7.000 trabalhadores e presença em quatro continentes, sublinha que vai “apoiar a Imedexa e a sua equipa de gestão na implementação de um plano de crescimento sólido e ambicioso para os próximos anos, prevendo-se o reforço da sua posição em determinadas geografias-chave onde tem vindo a consolidar presença há já vários anos, assim como expansão para novas geografias”.

Somando esta entrada na Imedexa às aquisições da Gomà-Camps Consumer (papel tissue) pela Navigator e do Grupo Barna (reciclagem de peixe para alimentação animal) por parte da ETSA, concretizada no arranque de 2025, contabiliza que o investimento total do grupo Semapa em aquisições no mercado espanhol supera os 250 milhões de euros no último triénio.

O grupo nacional destaca que “num momento em que a Europa adiciona, ano após ano, nova capacidade de geração renovável, e em que o crescimento exponencial de setores como a mobilidade elétrica, os centros de dados e a eletrificação da indústria exige redes mais robustas e inteligentes, a Imedexa posiciona-se como um parceiro nas infraestruturas críticas”.

No mesmo comunicado de imprensa, o grupo que no primeiro trimestre do ano viu os lucros caírem 18% para 39,6 milhões de euros, sublinha ainda que “o know-how industrial, a agilidade operacional e a visão de longo prazo são valências da empresa reconhecidas pelos seus clientes e determinantes para a concretização desta aquisição pela Semapa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semapa compra fabricante de estruturas metálicas em Espanha por 148 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião