Dez empresas portuguesas integram o ranking “líderes climáticos da Europa 2025” do Financial Times
Da banca à energia, o ranking do Financial Times distinguiu dez empresas portuguesas, num total de 600 empresas. Saiba quais são.
A EDP, Millennium Bcp, Novobanco, Redes Energéticas Nacionais (REN), Jerónimo Martins, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Sonae, Nos, Luís Simões e CTT integram o ranking “Europe’s Climate Leaders 2025” do Financial Times e da Statista. O primeiro lugar é ocupado pela operadora de telecomunicações sueca Tele2.
O ranking distinguiu as 600 empresas europeias que mais progressos estão a fazer na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), provenientes de 23 países e 22 setores. A EDP é a melhor classificada com uma pontuação global de 77,7 em 100, seguida do Millennium bcp (76,1) e Novobanco (74,4). A fechar o top cinco está a REN (74,2) e Jerónimo Martins (70).
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) obteve uma pontuação de 69,6, seguida da Sonae (66,4), Nos (65), Luís Simões (65,5) e CTT (64).

Quase um quarto das empresas estão localizadas no Reino Unido (22%), seguido de Itália 13% e Alemanha (12,5%). Esses três países representam 47,5% das empresas distinguidas, de acordo com o ranking.
Por setores, e a nível global, os serviços financeiros lideram com 9,3% das empresas, seguido da construção e materiais de construção (7,7%) e transporte, logística e embalagens (7%). Os 76% restantes estão divididos em 19 setores diferentes.
O ranking do Financial Times analisou um total de cinco mil empresas, sendo que apenas 600 foram distinguidas.
O clima é uma das áreas prioritárias de Bruxelas para os próximos sete anos. A Comissão Europeia propõe mobilizar mais de 700 mil milhões de euros, o correspondente a 35% do orçamento para o quadro financeiro entre 2028 a 2034, para as áreas de clima e ambiente.
“Daremos grandes saltos nas tecnologias limpas, na bioeconomia e na descarbonização, com um aumento de seis vezes nos fundos do orçamento europeu dirigidos a estes temas”, anunciou Ursula von der Leyen, na apresentação da proposta em Bruxelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dez empresas portuguesas integram o ranking “líderes climáticos da Europa 2025” do Financial Times
{{ noCommentsLabel }}