Brasmar atrai novo sócio e compra fábrica de peixe em Espanha por 18 milhões
A operação prevê a entrada da Oxy Capital no capital da Brasmar com uma participação de cerca de 25%, e o reforço da posição do VigentGroup, acionista de referência da Brasmar, que adquire mais 1%.
A Brasmar anunciou esta quinta-feira que vai proceder à reorganização da estrutura acionista e que comprou uma unidade produtiva do Grupo Giraldo, em Espanha, por 18 milhões de euros.
A operação prevê a entrada da Oxy Capital no capital da Brasmar SGPS, com uma participação de cerca de 25%, em paralelo com o reforço da posição do VigentGroup, acionista de referência da Brasmar, que adquire mais 1% do capital através da sua participada Promosea.
A MCH Private Equity mantém-se como acionista, com uma posição de aproximadamente 25%. A concretização desta operação aguarda a aprovação da Autoridade da Concorrência.
“Com esta nova configuração, reforçamos a solidez e a ambição do nosso projeto”, diz o fundador e presidente do conselho de administração da Brasmar SGPS. Sérgio Silva reforça que a “entrada da Oxy Capital traz novas competências e energia, enquanto garantimos estabilidade e alinhamento estratégico com os acionistas que acompanham a empresa há vários anos”.
A entrada da Oxy Capital traz novas competências e energia, enquanto garantimos estabilidade e alinhamento estratégico com os acionistas que acompanham a empresa há vários anos.
Em simultâneo, a a empresa com sede na Trofa apresentou uma proposta para a adquirir a unidade produtiva do grupo espanhol Giraldo, operador especializado em bacalhau refrigerado e pratos preparados à base de peixe. A proposta já foi aceite e deverá ser oficializada em setembro, representando um investimento global de 18 milhões de euros, que inclui recuperação industrial e o reforço da operação local.
A operação será realizada através da subsidiária espanhola BRAESP – Productos Alimenticios, estando a escritura de aquisição prevista para a primeira semana de setembro.
“Acreditamos que este segmento vai ganhar tração nos próximos anos. A operação com o Grupo Giraldo dá-nos escala, know-how e uma marca com forte notoriedade em Espanha”, afirma Sérgio Silva.
A Brasmar, empresa do VigentGroup, foi fundada em 2003 e reclama a liderança nacional no setor alimentar de produtos do mar congelados. Presente em 40 países, a Brasmar tem unidades industriais em Portugal, Espanha e Noruega, emprega mais de 940 colaboradores e em 2024 obteve uma faturação consolidada de 342 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brasmar atrai novo sócio e compra fábrica de peixe em Espanha por 18 milhões
{{ noCommentsLabel }}