Hoje nas notícias: Estudar nos EUA, dívidas ao Estado e CUF
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os portugueses requerentes de vistos para estudantes ou intercâmbios têm de alterar as definições de privacidade das redes sociais para “público” de modo a que a sua atividade possa ser escrutinada pelas autoridades dos EUA. No ano passado, o Fisco anulou benefícios fiscais a mais de 7.000 contribuintes com dívidas ao Estado, num total de 2,1 milhões de euros. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Portugueses que queiram estudar nos EUA obrigados a abrir perfis das redes sociais
Os cidadãos portugueses que queiram obter vistos de estudante ou de intercâmbio para os EUA têm de alterar as definições de privacidade das suas redes sociais, para que as autoridades norte-americanas possam escrutinar a sua atividade e decidam se podem entrar no país. A informação consta de um aviso publico no portal da embaixada norte-americana, no qual se pede, “com efeito imediato”, que todos aqueles “que estejam a candidatar-se a um visto de não imigrante F, M ou J ajustem as definições de privacidade de todas as suas contas de redes sociais para ‘público’, de forma a facilitar a verificação necessária para estabelecer a sua identidade e admissibilidade aos Estados Unidos, ao abrigo da legislação norte-americana”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Cada vez mais empresas perdem benefícios fiscais porque têm dívidas
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anulou benefícios fiscais a 7.308 contribuintes em 2024, por constatar que tinham dívidas ao Estado. Os benefícios tinham sido atribuídos em sede de IRS e IRC, num total de 2,1 milhões de euros. O fenómeno ainda é maioritário entre os que pagam IRS, mas é no IRC que mais está a crescer. Desde 2006 que um contribuinte não pode receber benefícios fiscais por via destes impostos se tiver dívidas ao setor público. A medida obriga o Fisco a rever, todos os anos, milhares de declarações de modelo 3 do IRS submetidas por contribuintes que requereram vantagens naquele imposto sem cumprirem o requisito de não terem dívidas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Câmara PCP nega “ideologia” por entraves a hospital da CUF
A CUF tinha a intenção de construir um novo hospital no Seixal, mas acabou por desistir e avançar com a construção no Barreiro, perto do terreno inicialmente ambicionado. Na base desta mudança, segundo fontes com conhecimento do processo, terão estado “motivações ideológicas” da autarquia comunista, que alegadamente assumiu a posição, embora não em público, de que “enquanto não houver um hospital público não se pode construir um hospital privado”. A Câmara do Seixal, por seu lado, nega estas acusações, garantindo que a motivação não foi ideológica, mas confirma que o adiamento da eterna promessa de construir um hospital público no município, sem confirmação à vista, incomoda e deve ser resolvido quanto antes.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Papa deve visitar Portugal em julho de 2027
O Papa Leão XIV deve visitar Portugal em julho de 2027, no âmbito de uma visita apostólica à Península Ibérica que está a ser preparada pela Secretaria de Estado do Vaticano. A visita ainda está a ser equacionada pela Santa Sé, mas, segundo o Correio da Manhã, já houve troca de mensagens entre os corpos diplomáticos do Vaticano, de Espanha e de Portugal. Há cerca de três semanas, ao abandonar o seu posto diplomático por limite de idade, o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, foi recebido pelo líder da Igreja. No final do encontro com o Papa, o diplomata disse à agência Ecclesia que Leão XIV deseja, logo que possível, visitar Portugal.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
“Queremos ser campeões do mundo”, ambiciona líder da FPF
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou a ambição de a Seleção Nacional vencer o Campeonato do Mundo que se joga no próximo ano. “Queremos ser campeões do mundo. O povo português quer ser campeão do mundo com esta geração”, afirmou Pedro Proença, em entrevista à SIC para “viajar” pelos cinco meses da sua liderança da FPF. Elogiando o “trabalho excecional” de Roberto Martínez nos últimos tempos, com a conquista da Liga das Nações, o antigo árbitro sublinhou que, se Portugal vencer o Mundial 2026, o selecionador fica “mais perto da renovação”.
Veja a entrevista completa na SIC Notícias (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Estudar nos EUA, dívidas ao Estado e CUF
{{ noCommentsLabel }}