Tarifa média dos EUA sobe para 20,1%
É o nível mais alto desde o início da década de 1910, segundo cálculos da a OMC e FMI.
As tarifas aplicadas pelos Estados Unidos atingiram uma média de 20,1% após a entrada em vigor de novas taxas para dezenas de países na quinta-feira, de acordo com cálculos atualizados da OMC e do FMI. Este é o nível mais alto desde o início da década de 1910, excluindo algumas semanas em 2025.
Esta taxa, calculada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) com base em anúncios comerciais, baseia-se em volumes de comércio constantes e era de apenas 2,4% na posse de Donald Trump em 20 de janeiro de 2025.
O anúncio, em 2 de abril, de tarifas abrangentes e sucessivas escaladas contra os principais parceiros comerciais dos EUA, liderados pela China, elevou brevemente a taxa média para 24,8% em maio, calcularam a OMC e o FMI – um nível não visto desde 1904, de acordo com dados da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos.
Na década de 1930, este indicador, calculado pela divisão do valor dos impostos pelo valor das importações, chegou a quase 20%. O valor atualizado esta sexta-feira pela OMC e pelo FMI aplica as taxas anunciadas por produto aos volumes de comércio em 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tarifa média dos EUA sobe para 20,1%
{{ noCommentsLabel }}