Governo compensa pescadores pela despesa em combustível

  • ECO
  • 13 Agosto 2025

O apoio financeiro, que visa "apoiar os pescadores e armadores pelo esforço adicional exigido", será atribuído por embarcação e classe de potência, mediante candidatura até 30 de setembro.

O Governo anunciou que vai conceder uma compensação financeira pelo aumento dos custos com combustível causado pela obrigação de retirar as artes de pesca do mar durante o período de defeso do polvo.

Aprovada esta quarta-feira pelo ministro da Agricultura e Mar e ministra do Ambiente e Energia, a medida de caráter excecional e temporário visa assim “apoiar os pescadores e armadores pelo esforço adicional exigido“.

O apoio financeiro será atribuído através de montantes fixos por embarcação e classes de potência, mediante candidatura no Balcão Eletrónico do Mar, que tem de ser feita até 30 de setembro de 2025.

O financiamento da medida será assegurado parcialmente pelo Fundo Azul, instrumento nacional de apoio à sustentabilidade da economia do mar e à proteção do meio marinho.

O período de defeso do polvo está a ser cumprido pela primeira vez e implica a recolha obrigatória de todas as artes de pesca caladas no mar, em particular as armadilhas de abrigo (alcatruzes) e armadilhas de gaiola (covos). O caráter inédito da medida de defeso para o polvo, bem como a tipologia das embarcações tradicionalmente envolvidas nesta pescaria, exigem um esforço logístico e económico acrescido por parte dos pescadores e armadores, especialmente nas zonas costeiras mais dependentes desta espécie”, explica o Governo em comunicado.

Na mesma nota o Governo deixa ainda o apelo para que todos os profissionais do setor “cumpram integralmente a orientação da remoção total das artes de pesca“, sublinhando que esta é uma “condição essencial para garantir a sustentabilidade do recurso, a preservação do ecossistema marinho e o desenvolvimento das comunidades costeiras”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo compensa pescadores pela despesa em combustível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião