Ministério da Saúde incorpora a terapia de campos elétricos TTFields para glioblastoma recém-diagnosticado ao portfólio de serviços comuns

  • Servimedia
  • 26 Agosto 2025

Desta forma, os pacientes que cumprirem os critérios de elegibilidade poderão ter acesso a este tratamento através do sistema público de saúde.

A Novocure anunciou hoje que o Ministério da Saúde incorporou a terapia de campos elétricos para o tratamento de tumores (TTFields) ao portfólio de serviços comuns do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para pacientes adultos com glioblastoma recém-diagnosticado.

Além disso, o Ministério da Saúde realizará um estudo de acompanhamento para monitorizar a adoção e o uso desta terapia no SNS, de modo que os centros de saúde participantes oferecerão acesso aos pacientes elegíveis.

«O glioblastoma é o tumor maligno primário mais frequente e agressivo do sistema nervoso central em adultos, com poucas opções de tratamento. Estamos felizes que a terapia TTFields já esteja disponível através do sistema público de saúde espanhol para aqueles pacientes com glioblastoma recém-diagnosticado que sejam elegíveis para receber esta terapia”, indicou o diretor-geral da Novocure Espanha, Álvaro Núñez, que acrescenta que “a ampliação da cobertura proporcionada por este acordo permitirá que mais pacientes possam se beneficiar deste tratamento na Espanha”.

Os TTFields são campos elétricos que interrompem a divisão das células cancerosas através de um dispositivo portátil. A terapia possui a marcação CE para glioma de grau 4 em adultos e é comercializada em vários países da América do Norte, Europa e Ásia. Atualmente, é financiada na Áustria, França, Alemanha, Israel, Japão, Suécia, Suíça e Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 35.000 pacientes receberam este tratamento.

CAMPOS ELÉTRICOS

Os TTFields são campos elétricos que exercem forças físicas para destruir células cancerosas através de vários mecanismos. Não afetam significativamente as células saudáveis porque estas apresentam propriedades diferentes (como velocidade de divisão, morfologia e características elétricas) em relação às células tumorais. Estes múltiplos e diferenciados mecanismos atuam em conjunto para atacar e destruir as células tumorais.

Devido a estas ações multimodais, esta terapia pode ser adicionada aos tratamentos oncológicos em indicações aprovadas e mostrar efeitos potenciadores em diferentes tipos de tumores sólidos quando combinada com quimioterapia, radioterapia, inibidores de pontos de controlo imunitário ou terapias direcionadas em modelos pré-clínicos. A sua versatilidade clínica oferece um grande potencial para enfrentar os desafios do tratamento numa ampla variedade de tumores sólidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério da Saúde incorpora a terapia de campos elétricos TTFields para glioblastoma recém-diagnosticado ao portfólio de serviços comuns

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião