Importação de energia gera défice comercial recorde nos países do Euro

Desequilíbrio comercial com o resto do mundo atingiu 7,6 mil milhões em fevereiro, com destaque para o aumento das compras à Noruega e Rússia. Portugal foi o 8º país que mais subiu as importações.

Os países da Zona Euro atingiram em fevereiro um défice recorde de 7,6 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo – compara com um excedente de 23,6 mil milhões no mesmo mês de 2021, que é explicado sobretudo pelo disparo nos valores das importações de energia.

A primeira estimativa divulgada esta quarta-feira pelo Eurostat mostra que a Zona Euro exportou 215,8 mil milhões no segundo mês do ano, que terminou com o início da guerra na Ucrânia. No entanto, esse crescimento homólogo de 17% foi insuficiente para compensar o aumento de 38,8% nas importações provenientes de fora da região da moeda única (223,4 mil milhões).

No campo das vendas para fora da União Europeia, em fevereiro, todos os países progrediram em relação ao mesmo mês de 2021, com Portugal a ficar a meio da tabela comunitária, com uma subida de 18%. Já no que toca às compras de fora da UE, o registo nacional coloca o país na primeira metade da tabela — em oitavo, num total de 27 países — com um crescimento homólogo de 70%.

Além da energia (137%), a outra categoria de produtos que mais cresceu nas importações europeias no mês de fevereiro foram os artigos químicos (57,3%). Já no que toca à origem, os mais beneficiados pelo aumento do valor das importações comunitárias foram a Noruega (143%), a Rússia (100,5%) e o Reino Unido (67,5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importação de energia gera défice comercial recorde nos países do Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião