“Portugal tem falta de ambição”, diz António Horta Osório

  • ECO
  • 20 Abril 2022

António Horta Osório defende que deve existir um debate a nível nacional para criar metas mais ambiciosas.

António Horta Osório defende que “Portugal tem falta de ambição”, questionando, em entrevista ao Público (acesso condicionado), “porque é que como país estamos satisfeitos com um rendimento médio de 1.100/1.200 euros por mês?“. O banqueiro português diz ser necessário um debate a nível nacional, pluripartidário.

Para Horta Osório, é necessário criar “condições de investimento nos setores de ponta” e os recursos “devem ser sobretudo alocados ao setor privado”, apesar de o Estado ter um “papel importante de regulação e de assegurar que não há abusos nem externalidades”. Além disso, as condições fiscais e de apoio aos investimentos “têm de ser norteadas no sentido de ver onde é que o país tem vantagens comparativas”, considera.

O gestor acredita que a maioria absoluta de António Costa pode ser “uma vantagem”, já que o Governo tem a possibilidade de “implementar as políticas que acha que são as mais adequadas e ser responsável por essas políticas”. Ainda assim, considera que para aplicar mudanças é necessário um “debate a nível nacional que deve ser pluripartidário e supra-geracional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugal tem falta de ambição”, diz António Horta Osório

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião