Preços do petróleo recuperam após fortes perdas, com preocupações com a oferta a dominar

O preço do petróleo volta às subidas esta quarta-feira, numa altura em que aumentam as preocupações com a oferta da matéria-prima.

Os preços do petróleo recuperam esta quarta-feira após as perdas registadas na sessão anterior, com as preocupações com a oferta mais apertada da Rússia e da Líbia a dominar. Além disso, dados da indústria mostraram uma queda nas reservas de petróleo dos EUA na semana passada.

Esta manhã, o brent, referência europeia, valoriza 0,79% para os 108,08 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, ganha 0,81% para os 103,26 dólares.

Na sessão anterior, as quedas chegaram a atingir os 5%, depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) reduzir a previsão de crescimento global em quase um ponto percentual, citando os impactos económicos da guerra da Rússia na Ucrânia e alertando que a inflação era agora um “perigo claro e presente” para muitos países.

A volatilidade da negociação do “ouro negro” tem sido elevada. Agora, a impactar as cotações da matéria-prima estão também as perspetivas de uma oferta mais apertada, nomeadamente após sanções à Rússia, sendo que a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, ficou abaixo das metas de produção em março.

As preocupações com o fornecimento são também motivadas pela situação na Líbia, onde a Corporação Nacional de Petróleo declarou força maior no porto petrolífero de Brega na terça-feira, dizendo que não conseguiu cumprir os compromissos com o mercado de petróleo, bem como pela redução nas reservas norte-americanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo recuperam após fortes perdas, com preocupações com a oferta a dominar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião