Guerra pressiona banca, mas retoma económica garante estabilidade, diz Moody’s

Moody's manteve o "outlook" estável para os bancos portugueses. Crescimento económico ajudará as finanças das famílias e as receitas da banca, apesar do impacto da guerra russa na Ucrânia.

A Moody’s considera que o setor bancário enfrenta “condições operacionais mais fracas” por causa da guerra na Ucrânia. Ainda assim, atribui “perspetivas estáveis” à banca portuguesa, devido ao crescimento económico do país, que irá ajudar as finanças das famílias e as receitas dos bancos.

A agência de rating assinala que o crescimento da economia portuguesa será “mais forte do que na maioria dos grandes países europeus”, projetando que o PIB cresça 4,5% em 2022 e 2% em 2023, numa retoma após choque da pandemia que tem sido acompanhada por um “bom desempenho no mercado de trabalho”.

“Isto, em conjunto com a libertação gradual das poupanças acumuladas durante a pandemia, irá apoiar as finanças das famílias, à medida que o governo retira gradualmente os estímulos relacionados com o coronavírus”, explica a Moody’s.

A rentabilidade da banca nacional – um dos calcanhares de Aquiles – permanecerá “modesta”. A agência de notação de risco vê as receitas dos bancos portugueses a crescer à boleia do crescimento da economia e também da subida das taxas de juro, mas a turbulência no mercado causada pela invasão militar da Rússia na Ucrânia deverá pressionar as receitas com comissões no negócio de gestão de ativos.

A Moody’s considera ainda que os bancos beneficiarão de “algum alívio” por causa dos esforços de redução dos custos que realizaram nos últimos anos após “reestruturações pesadas”, embora a margem de manobra para continuar a baixar os custos operacionais seja agora “bastante mais limitada”. Além disso, a inflação e os “custosos investimentos na área do IT” vão aumentar as despesas dos bancos.

Os empréstimos problemáticos deverão aumentar de forma moderada, antecipa a agência, mas as “provisões consideráveis” constituídas durante a pandemia irão absorver as perdas que os bancos venham a incorrer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra pressiona banca, mas retoma económica garante estabilidade, diz Moody’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião