República Centro-Africana adota bitcoin como moeda oficial

  • Lusa
  • 27 Abril 2022

República Centro-Africana garante ser o primeiro país africano a adotar a bitcoin como moeda oficial. Anúncio foi feito esta quarta-feira pela presidência do país.

A República Centro-Africana, segundo país menos desenvolvido do mundo, adotou a bitcoin como moeda oficial, a par do franco CFA, e legalizou a utilização de criptomoedas, anunciou a Presidência esta quarta-feira, garantindo tratar-se do primeiro país africano a fazê-lo.

A Assembleia Nacional votou por unanimidade dos deputados presentes a lei que rege as criptomoedas na República Centro-Africana (RCA) e o Presidente do país, Faustin Archange Touadéra, promulgou-a, escreve em comunicado o ministro de Estado e diretor de gabinete da Presidência, Obed Namsio.

Segundo a mesma fonte, a RCA é “o primeiro país de África a adotar a bitcoin como moeda de referência”.

Em 7 de setembro do ano passado, Salvador tornou-se o primeiro país do mundo a adotar a ‘bitcoin’ como moeda legal e o Fundo Monetário Internacional (FMI) denunciou imediatamente uma decisão perigosa para a “estabilidade financeira, a integridade financeira e a proteção dos consumidores”.

“Esta decisão coloca a República Centro-Africana entre os países mais corajosos e visionários do mundo”, disse por seu lado a Presidência da RCA, que está em guerra civil há quase nove anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

República Centro-Africana adota bitcoin como moeda oficial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião