Bruxelas anuncia fim da fase de emergência do combate à pandemia de Covid-19
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os Estados-membros estão a "entrar numa nova fase da pandemia" numa transição para uma "gestão mais sustentável" da doença.
A União Europeia (UE) anunciou esta quarta-feira a saída da fase de emergência da pandemia de Covid-19, numa altura em que diminui a pressão sobre os sistemas de saúde, assim como as restrições nos Estados-membros.
“Estamos a entrar numa nova fase da pandemia, à medida que passamos do modo de emergência para uma gestão mais sustentável da Covid-19”, apontou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A decisão ocorre na sequência da diminuição significativa no número de mortes e hospitalizações em toda a UE devido à prevalência da variante Ómicron que, embora mais contagiosa, é menos grave, juntamente com altas taxas de imunização. Cerca de três quartos dos cidadãos europeus estão totalmente vacinados, sendo que mais de metade recebeu uma dose de reforço.
No entanto, a líder do Executivo comunitário sublinhou a necessidade de “permanecer vigilantes”. “Os números de infeções ainda são altos na UE e ainda há muitas pessoas que estão a morrer da Covid-19. Adicionalmente, novas variantes podem emergir e podem circular rapidamente”, acrescentou.
Von der Leyen apelou, nesse sentido, a que os Estados-membros mantenham vários cuidados de combate à pandemia e que comecem já a preparar a próxima fase. “Precisamos de intensificar ainda mais a vacinação“, disse, pedindo que os 27 implementem sistemas de vigilância para identificar novas variantes da Covid-19.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas anuncia fim da fase de emergência do combate à pandemia de Covid-19
{{ noCommentsLabel }}