Costa desmente Câmara de Setúbal. Foi uma carta de “protesto”, não um pedido de esclarecimento

António Costa desmentiu esta sexta-feira a Câmara de Setúbal, e esclareceu que a carta enviada pelo seu presidente foi um protesto sobre as declarações da embaixadora ucraniana à CNN Portugal.

O gabinete do primeiro-ministro esclareceu que a carta enviada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no dia 11 de abril, tratou-se de um “protesto” sobre as declarações da embaixadora ucraniana à CNN Portugal, e não um pedido de esclarecimento, segundo uma nota enviada à comunicação social esta sexta-feira.

O primeiro-ministro esclarece ainda que a carta foi reencaminhada para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e destaca que na mesma “não é solicitada qualquer informação sobre a Associação EDINSTVO, nem sobre o cidadão Igor Khashin”.

A resposta surge após o jornal Expresso denunciar que os responsáveis russos pela Linha de Apoio aos Refugiados (LIMAR) se encontravam a fotocopiar documentos de refugiados ucranianos, incluindo passaportes e certidões de crianças. Entre os responsáveis está a jurista russa Yulia Khashinada, mulher de Igor Khashin, que já foi afastada da LIMAR, onde trabalhava desde dezembro.

Em causa estão as declarações avançadas pela embaixadora ucraniana em Portugal, Inna Ohnivets, onde revelou à CNN Portugal haver associações pró-russas no país que “podem receber dados sobre familiares que combatem no exército ucraniano”, entre elas a Associação de Imigrantes de Leste.

Em resposta, a Câmara de Setúbal alegou ter questionado António Costa sobre a veracidade das declarações, tendo ainda pedido um esclarecimento do Alto Comissariado para as Migrações, nomeadamente se este mantém a confiança na referida associação. Alegação esta agora desmentida por Costa.

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu que a situação deve ser esclarecida, mas opta por ainda não se referir ao assunto enquanto uma investigação, avançou esta sexta-feira a agência Lusa. No parlamento, o PSD já avançou que irá pedir a audição parlamentar do presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia, bem como solicitar esclarecimentos por escrito ao gabinete de Costa, visto este ter sob tutela o Alto Comissariado para as Migrações.

Em paralelo, também a Iniciativa Liberal já requereu uma audição parlamentar urgente do presidente da Câmara de Setúbal.

Pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Yulia Khashinada e Igor Khashin, líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa desmente Câmara de Setúbal. Foi uma carta de “protesto”, não um pedido de esclarecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião