EUA restringem uso da vacina Janssen devido a risco de coagulação

FDA restringe uso da vacina Janssen a maiores de idade sem possibilidade de usar outras vacinas contra a Covid-19, ou em risco de ficar sem qualquer vacina, devido a risco de coagulação do sangue.

A autoridade norte-americana da saúde, a Food and Drug Administration (FDA), restringiu o uso da vacina Janssen contra a Covid-19 devido ao risco de coagulação do sangue, anunciou o órgão regulador esta sexta-feira em comunicado.

O uso autorizado da vacina Janssen ficará assim limitado a maiores de idade para os quais as restantes vacinas contra a Covid não sejam acessíveis ou clinicamente recomendadas, e para os maiores de idade que, de outra forma, não receberiam qualquer vacina contra a Covid, pode ler-se.

“Reconhecemos que a vacina Janssen COVID-19 ainda tem um papel na atual resposta à pandemia nos Estados Unidos e em toda a comunidade global”, refere Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. O responsável esclarece ainda que a medida reflete a mais recente análise da instituição face ao risco de trombose, ou coagulação do sangue, após a administração da vacina.

Apesar do risco de trombose por trombocitopenia – uma combinação rara, mas potencialmente perigosa de coágulos sanguíneos com baixos níveis de plaquetas no sangue -, a FDA considera que os benefícios da vacina superam os riscos conhecidos quando aplicada aos pacientes alvo mencionados. A medida surge após a identificação de 60 casos de trombocitopenia nos EUA, dos quais nove foram fatais, após a toma da vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA restringem uso da vacina Janssen devido a risco de coagulação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião