Esperança de vida à nascença recua em 14 Estados-membros da UE em 2021

  • Lusa
  • 6 Maio 2022

Esperança de vida à nascença em 2021 recua em 14 Estados-membros da UE, e sobe em 10; Portugal com o menor crescimento face a 2020, com mais 0,1 anos, enquanto Bélgica tem o maior aumento (1,1 anos).

A esperança de vida à nascença em 2021 recuou em 14 dos Estados-membros da União Europeia (UE) e subiu em outros dez, incluindo Portugal, refletindo o impacto da Covid-19, segundo dados preliminares divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico da UE, os maiores recuos na esperança de vida à nascença – indicador que é afetado desde 2020 pela pandemia da Covid-19, invertendo a tendência global de alta – foram registados na Eslováquia e Bulgária (-2,2 anos, face a 2020), seguindo-se a Letónia (-2,1 anos) e a Estónia (-2,0 anos).

No extremo oposto, a Bélgica foi o país da UE onde a esperança de vida à nascença mais subiu (1,1 anos), e Portugal e os Países Baixos registaram o menor crescimento face a 2020 (0,1 anos cada).

Os dados preliminares divulgados esta sexta-feira não incluem a Irlanda nem a média da UE para 2021.

A pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, provocou mais de 6,2 milhões de mortos e mais de 516 milhões de casos em todo o mundo, segundo os dados mais recentes da universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esperança de vida à nascença recua em 14 Estados-membros da UE em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião