Porto e Douro levam 68 produtores à maior feira mundial de vinho

Empresas durienses voltam a carregar as malas com vinho rumo à ProWein, maior feira profissional do mundo ligado ao setor do vinho, onde são esperados mais de 60 mil visitantes a partir de domingo.

Depois de um intervalo de dois anos provocado pela pandemia de Covid-19, a ProWein está de regresso a Dusseldorf. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) leva à Alemanha uma comitiva de 68 empresas, a este que é o maior evento profissional do mundo ligado ao setor do vinho.

Durante os três dias da feira, que arranca no próximo domingo, 15 de maio, os produtores da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo “terão a oportunidade de contactar com as novas tendências e novidades setoriais”, além de “mostrar aos visitantes, investidores e congéneres de outras geografias todo o saber secular dos vinhos do Douro e Porto”.

“Todos os agentes ligados ao mundo dos vinhos querem estar presentes neste evento porque é uma grande montra mundial e uma oportunidade para firmar parcerias e fechar negócios”, sublinha Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, citado num comunicado.

A ProWein é uma grande montra mundial e uma oportunidade para firmar parcerias e fechar negócios.

Gilberto Igrejas

Presidente do IVDP

A organização espera ultrapassar os 60 mil visitantes que estiveram presentes na última edição do evento. O stand do instituto público vai estar localizado no pavilhão 13 (stands C40 | D40 | F40 e E60) e os produtores prometem “momentos de interação” com os visitantes, através de provas e apresentações temáticas.

As empresas durienses atingiram um valor recorde de 600 milhões de euros em 2021, dos quais 403 milhões de euros nos mercados internacionais. Com receitas superiores a 330 milhões de euros no exterior, o Porto representou 36% do total de vinho português vendido fora do país no ano passado.

Pré-comunicado de vindima para “melhores decisões”

A Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (Prodouro) reivindica ao IVDP um pré-comunicado de vindima, que anualmente estipula a quantidade de vinho do Porto a produzir, com informação “completa e transparente” sobre a produção e o negócio.

Em comunicado, a Prodouro argumenta que “só com esta informação é possível tomar decisões rigorosas, nomeadamente sobre a quantidade de vinho do Porto a vinificar em 2022″. “A vindima de 2021 fez-se debaixo de chuva abençoada, mas manteve-se a desorientação do costume. Faltou-nos um pré-comunicado de vindima do IVDP capaz de esclarecer as últimas vindimas e preparar a que aí vinha”, diz o presidente da Prodouro, Rui Soares.

O valor do benefício, a quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto, é fixado anualmente pelo Conselho Interprofissional do IVDP, por norma, no mês de julho. Para a vindima de 2021, o benefício foi de 104.000 pipas (550 litros cada).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto e Douro levam 68 produtores à maior feira mundial de vinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião