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Geógrafo do Porto dá “boleia digital” ao turismo e vinho português

GisGeo Information Systems, fundada e liderada por Delfim Pereira, segue com tecnologia os “primeiros passos” do enoturismo na digitalização. Fine Wine Traveller é a primeira app desta estratégia.

Foi no ano de 2008, em que o mundo começou a sentir na pele os primeiros efeitos daquela que acabou por ser considerada a mais grave crise financeira internacional desde a Grande Depressão, que Delfim Pereira, então aluno da Universidade do Porto, decidiu juntar os conhecimentos na área da Geografia e o interesse pela tecnologia para criar um negócio especializado em desenvolvimento de software e em sistemas de informação geográfica (SIG).

A GisGeo Information Systems, que começou por se instalar na UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto e que emprega atualmente 12 pessoas na zona das Antas, tendo também Cláudia Silva com o estatuto de sócia, desenvolve soluções tecnológicas pensadas para capturar, armazenar, analisar, gerir e apresentar dados georreferenciados, que possam ser úteis e relevantes para a tomada de decisões.

E além de criar software web e mobile, desenhado à medida de cada cliente – por exemplo, desenvolveu várias aplicações para o IPMA, para acesso a informação sobre meteorologia, o estado do mar, sismicidade ou a avisos à população em situações de risco -, a empresa nortenha desenvolve igualmente produtos autónomos, de marca própria. É o caso da GeoCar, um software de localização de viaturas por GPS.

Delfim Pereira, fundador e diretor da GisGeo Information Systems

No entanto, foi em 2019, quando começou a ser procurada por algumas empresas e entidades da área do turismo, como o Geopark de Macedo de Cavaleiros, o Instituto de Turismo de Cabo Verde ou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, que “resultou a perceção do grande potencial que este setor pode representar para a área de negócio da GisGeo, na medida em que o turismo ainda está a dar os primeiros passos na era da digitalização”.

A explicação é dada ao ECO por Ana Bessa, diretora de marketing e comunicação da GisGeo, que está a investir para se posicionar como referência neste setor “estratégico”, apostando na criação de soluções capazes de acompanhar os interesses dos profissionais desta área e, por outro lado, de dar resposta às necessidades atuais dos turistas. Uma das formas de alcançar esse objetivo é desenvolver aplicações próprias, direcionadas especificamente para esse segmento.

Nesta fase inicial, o principal objetivo [com a Fine Wine Traveller] é aumentar o portefólio na área do turismo e tornar esta aplicação autossustentável.

Ana Bessa

Diretora de marketing e comunicação da GisGeo

A Fine Wine Traveller, que inclui nas funcionalidades informação sobre produtores de vinho, dicas de sommeliers de renome ou propostas de experiências de enoturismo em Portugal, é a primeira app a ser oficialmente apresentada. “Para breve”, a gestora prevê o lançamento de uma outra aplicação – batizada como WeDoVisit –, que permitirá aos turistas ter acesso e segmentar a oferta turística do Porto e Norte de Portugal, de acordo com os interesses e motivações de visita.

Como vai ganhar dinheiro com esta app gratuita? “Nesta fase inicial, o principal objetivo é aumentar o portefólio na área do turismo e tornar esta aplicação autossustentável. Têm vindo a ser criadas parcerias com empresas e produtores da área dos vinhos que, mediante o pagamento de um fee mensal, têm acesso a um conjunto de benefícios especiais, como uma presença de destaque na app ou conteúdos patrocinados. O valor angariado será reinvestido em campanhas de promoção e de publicidade, destinadas a potenciar o alcance e o crescimento da aplicação, para aumentar a notoriedade e a influência da marca junto do setor do turismo”, responde Ana Bessa.

Angariar 5 mil clientes e preparar a exportação

Com conteúdos disponíveis em português e em inglês, a Fine Wine Traveller tem download gratuito nos principais sistemas operativos (Google Play, App Store e AppGallery). A empresa fundada e comandada por Delfim Pereira, licenciado em Geografia e mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território, quer chegar ao final do primeiro ano com 5 mil utilizadores, 10 mil seguidores nas redes sociais e uma dezena de parcerias com empresas e entidade do setor.

A diretora de marketing e comunicação da GisGeo justifica a aposta no setor do vinho por ser “ainda notório um distanciamento” com o mercado do turismo. Algo que diz acontecer por ser difícil encontrar informação útil, atualizada e organizada numa única plataforma sobre os vinhos, as regiões e as ofertas dos produtores vinícolas; e, por outro lado, porque “persiste ainda a ideia de que o mundo dos vinhos é algo apenas restrito aos grandes conhecedores e às pessoas que dominam uma série de regras e de conceitos”.

No que diz respeito aos conteúdos, esta app arrancou com a informação e a oferta sobre mais de 700 produtores de várias regiões nacionais, podendo o utilizador aceder em cada resultado à geolocalização do produtor, estabelecer contacto direto com ele ou então partilhar com os outros utilizadores a sua classificação em relação à proposta apresentada. A internacionalização da Fine Wine Traveller está no calendário da empresa portuense para 2023, depois de validada junto do “público jovem” que se dirige em Portugal.

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