Reembolsos do Fisco atingiram os 1.585 milhões de euros em IRS

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Maio 2022

Entre as declarações já liquidadas, cerca de 1,6 milhões levaram a reembolsos aos contribuintes.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já devolveu cerca de 1.585 milhões de euros em IRS até esta quarta-feira, segundo o balanço divulgado pelo Ministério das Finanças. Até ao momento, foram entregues cerca de 3,6 milhões de declarações, das quais foram liquidadas 2,7 milhões.

No comunicado enviado esta quarta-feira, o ministério tutelado por Fernando Medina detalha que, das cerca de 3,6 milhões de declarações de IRS entregues pelos contribuintes, 40% foram submetidas através do IRS Automático e 60% foram submetidas de forma manual.

Entre as cerca de 2,7 milhões de declarações já liquidadas, cerca de 1,6 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes.

Por outro lado, foram também emitidas cerca de 342 mil notas de cobrança, num total de cerca de 224 milhões de euros, sendo as restantes nulas (isto é, sem lugar a reembolso ou nota de cobrança), de acordo com o gabinete das Finanças.

Estima-se que, no total, sejam entregues mais de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

A entrega da declaração de IRS em 2022, relativa aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças. Os contribuintes podem também recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707).

(Notícia atualizada às 20h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reembolsos do Fisco atingiram os 1.585 milhões de euros em IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião