Zurich negoceia com Viridium venda de carteira alemã do ramo Vida

  • ECO Seguros
  • 12 Maio 2022

Especialista na consolidação e gestão de carteiras do ramo Vida, o grupo Viridium é controlado pela Cinven desde 2018, quando acedeu a financiamento para adquirir ativos da Generali na Alemanha.

A Viridium, entidade alemã especialista na consolidação e gestão de carteiras do ramo Vida, está em fase adiantada de negociações para adquirir um pacote de apólices do grupo Zurich, cujo valor é estimado em 20 mil milhões de euros, noticiou a Bloomberg.

Depois da venda de uma carteira (em Itália) à portuguesa GamaLife, a seguradora suíça já havia sinalizado que pretendia desfazer-se de outros blocos. Há cerca de dois meses, Mario Greco referiu-se aos ativos para venda (na Alemanha) e, na altura, o CEO do grupo Zurich disse tratar-se de volume de responsabilidades bastante mais elevado do que o pacote de 180 mil apólices que a antiga GNB Vida (GamaLife) comprou em Itália, por 128 milhões de euros.

Agora, fontes da agência Bloomberg referem que as discussões com o grupo Viridium não significam garantia de que seja alcançado um acordo para a transação envolvendo ativos estimados em 20 mil milhões, mas também não excluem possibilidade de que seja anunciado nos próximos dias. Além da Viridium, que compra seguradoras de Vida e carteiras fechadas para as gerir com “mais eficiência”, a Athora e a Frankfurter Leben são referidas como potenciais interessadas na aquisição do back book que a Zurich tem para venda na Alemanha.

Anteriormente designada Heidelberger Leben, a entidade alemã foi redenominada Viridium depois de, em 2018, ter sido adquirida por um fundo da Cinven, sociedade gestora de fundos de pensões e capital privado. Esta transação proporcionou financiamento (através de um fundo da Cinven) para o grupo Viridium comprar 90% da Generali Lebensversicherung AG, entidade com 4 milhões de apólices Vida e ativos geridos estimados em 40 mil milhões de euros.

Este entendimento também iniciou uma parceria entre o Viridium Group e a Generali Deutschland.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zurich negoceia com Viridium venda de carteira alemã do ramo Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião