Portugal registou mais 23.746 casos e 15 mortes por Covid-19 face à última semana

Na semana passada, registaram-se 99.886 novos casos de infeção e 142 mortes por Covid-19, de acordo com o boletim da DGS.

Entre 3 de maio e a passada segunda-feira, dia 9, a Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 99.866 novos casos de Covid-19, em termos acumulados, o que se traduz num aumento de 23.746 casos face aos registados na semana anterior. O boletim desta sexta-feira indica ainda que, neste período, morreram mais 142 pessoas com a doença, mais 15 óbitos em relação aos sete dias anteriores.

Apesar do agravamento da situação epidemiológica do país, que é já o número um em novos casos a nível mundial, a ministra da Saúde disse esta sexta-feira, em declarações à RTP3, que o Governo tem expectativa de ultrapassar a nova vaga da pandemia “sem agravamento de medidas e com base apenas na responsabilidade individual”.

A taxa de mortalidade em Portugal está em 14 óbitos por milhão de habitantes, a sete dias, verificando-se um aumento de 12% face ao valor registado entre 26 de abril e 2 de maio.

A incidência fixou-se nos 970 casos por 100 mil habitantes, numa média a sete dias, o que representa uma subida de 31% em relação à semana anterior (estava em 740 casos por 100 mil habitantes). O risco de transmissibilidade (Rt) avançou de 1,03 para 1,13.

A maioria dos infetados continua a recuperar em casa, mas o número de pessoas hospitalizadas com Covid-19 aumentou. Na segunda-feira, 9 de maio, havia 1.207 pessoas internadas, mais 88 face a 2 de maio. Destas, 59 pessoas estavam internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos uma comparativamente à semana anterior.

No período de análise, a maioria das novas infeções foi registada na zona Norte: dos 99.866 novos casos confirmados, 35.993 contabilizaram-se nesta região. Apenas o arquipélago da Madeira escapou ao aumento das infeções por Covid-19 em todo o país.

(Notícia atualizada às 20h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal registou mais 23.746 casos e 15 mortes por Covid-19 face à última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião