Primeiro-ministro francês demite-se. Será substituído por Elisabeth Borne

Com a saída de Jean Castex do cargo de primeiro-ministro, deverá avançar uma remodelação do gabinete governamental francês. Elisabeth Borne, até agora ministra do Trabalho, vai assumir o cargo.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, demitiu-se, segundo avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). Castex entregou a demissão ao presidente Emmanuel Macron esta segunda-feira, abrindo caminho para uma esperada remodelação do gabinete. Será substituído por Elisabeth Borne, que era até agora ministra do Trabalho.

Macron, que foi reeleito em abril, aceitou esta demissão e já reagiu no Twitter, agradecendo o trabalho de Castex. “Por quase dois anos, atuou com paixão e compromisso a serviço de França. Orgulhemo-nos do trabalho realizado e dos resultados alcançados em conjunto“, escreveu o Presidente francês.

O presidente francês já tinha sinalizado, após a vitória em abril, que estava à procura de um primeiro-ministro com credenciais políticas nas áreas social e ambiental. O que já era apontado como mais provável, e que acabou por se confirmar, foi que a escolha recaiu sobre uma mulher, que será assim a segunda a assumir o cargo em 30 anos, depois de Edith Cresson em 1991.

A escolhida de Macron para chefiar o Governo foi Elisabeth Borne. Até agora ministra do Trabalho, Borne trabalhou com vários ministros do Partido Socialista antes de entrar no governo de Macron, tendo também sido ministra dos Transportes em 2017, e por um breve período ministra do Ambiente em 2019.

Segundo a rádio francesa RFI, Castex pretendia renunciar imediatamente ao cargo após as eleições presidenciais, de acordo com a tradição francesa, mas foi persuadido a permanecer por Macron enquanto este procurava um substituto. O mandato do primeiro-ministro demissionário, de 56 anos, ficará principalmente marcado pela gestão das últimas fases da pandemia de Covid-19, com briefings regulares na televisão sobre a situação epidemiológica.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h30 com sucessora de Jean Castex)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro-ministro francês demite-se. Será substituído por Elisabeth Borne

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião