Like & Dislike: Lucros, dividendos e capital

São palavras que há muito saíram do léxico da banca. No Taguspark, já se começam a ouvir no discurso de Nuno Amado.

Liderar com sucesso um banco numa economia em crise, com empresas a definhar, com os juros negativos a apertarem a margem, e com o malparado a amontoar-se no balanço — Nuno Amado já limpou mais de seis mil milhões de imparidades — não é trabalho fácil para nenhum banqueiro.

Que o diga Nuno Amado que em 2012 trocou o conforto de liderar um banco como o Santander Totta (que quando é preciso exporta prejuízos para Espanha e importa capital) para comandar os destinos de um banco que desde 2010 não sabia o que era dar lucros.

Para um banco que não pagou um cêntimo que seja de dividendos desde o início da década, Nuno Amado conseguiu a proeza de aumentar o capital da instituição (1,3 mil milhões) e reconfigurar a estrutura acionista, numa altura em que os angolanos da Sonangol e os chineses da Fosun disputam o estatuto de maior acionista do banco.

Pelo meio conseguiu o “ok” dos acionistas para um reverse stock split que ajudou a travar a volatilidade das ações do banco que mais pareciam as de uma start up tecnológica de vão de escada. E fez um plano de reestruturação com sucesso, por imposição de Bruxelas, para se adaptar à nova realidade da banca.

Com o dinheiro do aumento de capital, pagou o que o banco ainda devia ao Estado (700 milhões de euros) e o remanescente serviu para reforçar os rácios de capital para níveis confortavelmente acima dos dois dígitos, alinhados com a média do setor.

Esta segunda-feira, Nuno Amado conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, mostrar lucros e o banco até já esboçou um plano para repartir com os acionistas pelo menos 40% dos resultados de 2018, pondo fim a um período quase dez anos sem distribuir dividendos.

Para um banqueiro que gosta de praticar vela nos tempos livres, ainda não é caso para dizer que o BCP vai de vento em popa, mas pelo menos já não está encalhado. Hoje consegue apresentar-se aos clientes e acionistas como um banco sólido e bem gerido e por isso merece um Like.

O Like & Dislike é um espaço de opinião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Like & Dislike: Lucros, dividendos e capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião