Já há fábricas a recuperar o uso de máscaras no local de trabalho

  • ECO
  • 21 Maio 2022

O setor têxtil quer o regresso do uso da máscara no local de trabalho para travar a vaga de infeções que está a ter impacto na produção, mas rejeita o isolamento obrigatório de contactos de risco.

A nova vaga de infeções está a levar muitos trabalhadores a terem de se isolar por estarem infetados. Para travar as baixas, o que já levou a reduções na produção devido à falta de trabalhadores, o setor têxtil defende o regresso do uso da máscara no local de trabalho e há trabalhadores que já o fazem, de acordo com o Público deste sábado. A situação não é tão má como há um ano, mas afeta a atividade.

Mário Jorge Machado, presidente da Associação Têxtil de Portugal (ATP), diz que as “empresas que começam a ter muitas pessoas de baixa, ou porque foram infetadas ou porque ficam em casa a tomar conta de filhos infetados” e, por isso, algumas “estão a ter impacto nalgumas linhas de produção“. Porém, o responsável ressalva que a situação não se compara com o que se viveu no início de 2021 quanto ao número de ausências.

Perante esta situação, “há empresas a recomendar a utilização de máscaras no local de trabalho“, diz o presidente da ATP, referindo que o objetivo é tentar diminuir o risco de contágio nas empresas onde a mão-de-obra é intensiva. O setor está assim preparado para aceitar um regresso da obrigação do uso da máscara em contexto de trabalho, mas rejeita que volte a existir isolamentos obrigatórios. “Quem está positivo mas não tem sintomas deveria usar a máscara e continuar a trabalhar”, defende Mário Jorge Machado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há fábricas a recuperar o uso de máscaras no local de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião