Cápsula da Boeing atraca com sucesso na Estação Espacial Internacional
A nave espacial CST-100 Starliner atracou em segurança no módulo ISS Harmony, após uma série de manobras autónomas supervisionadas por membros da Expedição 67, a bordo da estação.
A cápsula Starliner, da Boeing, atracou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez na sexta-feira, 24 horas após a descolagem de uma plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, Florida, Estados Unidos.
A nave espacial CST-100 Starliner atracou em segurança no módulo ISS Harmony, após uma série de manobras autónomas supervisionadas por membros da Expedição 67, a bordo da estação.
A Starliner chegou ao ISS sem tripulação e com cerca de 230 quilos de material e equipamento da NASA e 136 quilos de material da Boein, bem como um dispositivo de teste antropomórfico com 15 sensores que recolherá dados sobre os futuros astronautas durante o voo.
A cápsula Starliner da Boeing, com cerca de 5 metros de altura e capaz de transportar uma tripulação até sete pessoas, partiu na quinta-feira para o laboratório orbital após ter sido lançada no topo de um foguetão Atlas V da Estação Espacial de Cape Canaveral Force na Florida.
Tweet from @BoeingSpace
O sucesso desta missão crucial não tripulada, chamada OFT-2 (Orbital Flight Test 2), destina-se a demonstrar as capacidades da Starliner, desde o lançamento até ao regresso à Terra, e assim obter a certificação da NASA que lhe permitirá transportar astronautas de e para a ISS, como já é feito pela empresa privada SpaceX.
A cápsula vai passar cinco dias no laboratório orbital e depois embarcará numa viagem de regresso que terminará no deserto do Novo México, onde aterrará 270 kgs de carga, incluindo três tanques reutilizáveis do sistema de reabastecimento de oxigénio e azoto que fornecem ar respirável aos membros da tripulação da estação.
Antes desta missão, a Boeing executou uma primeira tentativa em 2019 com o Starliner, que após a descolagem foi lançada com sucesso em órbita, mas falhou na sua missão final de chegar à estação espacial.
Sujeita a certificação, a Boeing tem um contrato de mais de 4,2 mil milhões de dólares [quatro mil milhões de euros) para mais seis missões à ISS, estando a primeira missão tripulada prevista para o final deste ano, numa data ainda por determinar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cápsula da Boeing atraca com sucesso na Estação Espacial Internacional
{{ noCommentsLabel }}