BCE avisa que mercado “cripto” ameaça estabilidade financeira

  • Joana Abrantes Gomes
  • 24 Maio 2022

O Banco Central Europeu (BCE) tem intensificado os avisos sobre o risco que representam as criptomoedas e considera urgente regular estes mercados na União Europeia.

O aumento da dimensão e complexidade das criptomoedas coloca este mercado em vias de se tornar um risco para a estabilidade financeira, indica uma análise do Banco Central Europeu (BCE), que alerta ainda para a necessidade urgente de regulação.

“Com base nos desenvolvimentos observados até à data, os mercados de criptoativos mostram atualmente todos os sinais de um risco emergente para a estabilidade financeira. Uma vez que se trata de um mercado global e, portanto, de uma questão global, é necessária uma coordenação global das medidas regulamentares”, lê-se num documento citado pela Bloomberg.

Ainda que a recente volatilidade no setor não se tenha revelado contagiosa para o resto do sistema financeiro mundial, a instituição liderada por Christine Lagarde considera que a ameaça está a aumentar com o crescente envolvimento dos investidores institucionais.

Nos últimos dias, o BCE tem intensificado os avisos e os apelos a uma regulamentação mais rigorosa das criptomoedas, sobretudo desde que a moeda TerraUSD, considerada uma “criptomoeda estável” (stablecoin) colapsou no início deste mês. Na quinta-feira passada, a TerraUSD, desenhada para ter sempre o valor de um dólar, valia 0,08862 dólares.

Em declarações na semana passada, Lagarde disse que, na sua opinião, as criptomoedas não valem “nada” e, já esta segunda-feira, o membro do Conselho do BCE François Villeroy de Galhau afirmou que as promessas de ganhos no mercado “cripto” são “uma ilusão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE avisa que mercado “cripto” ameaça estabilidade financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião