Sporting SAD com lucro de 8,5 milhões de euros no terceiro trimestre

  • Lusa
  • 1 Junho 2022

A SAD leonina lucrou 8,5 milhões de euros no final do terceiro trimestre do exercício 2021/22, contrastando com as perdas de 23,5 milhões no período homólogo.

A Sporting SAD lucrou 8,5 milhões de euros (ME) no final do terceiro trimestre do exercício 2021/22, contrastando com as perdas de 23,5 milhões euros no período homólogo, informou esta quarta-feira a sociedade leonina.

“Este resultado demonstra a resiliência da Sporting SAD e o início da estabilização dos efeitos adversos causados pela pandemia [de covid-19], que muito contribuíram para o resultado negativo de 23,5 ME do período homólogo”, lê-se no Relatório e Contas, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A sociedade verde e branca contabiliza este valor positivo, graças ao aumento dos rendimentos operacionais, em 65,8 ME, apesar do aumento de gastos com a transação de jogadores (15,6 milhões euros), com pessoal (5 milhões euros) e outros ou provisões (13,2 milhões), segundo a evolução do resultado líquido divulgada no documento.

De acordo com o clube, os 45,8 milhões euros recebidos pela UEFA, pela participação e desempenho na Liga dos Campeões, representaram 38% do volume de negócios neste período, acima da transação de jogadores (11,1 milhões euros), mas abaixo de outras receitas (64,4 milhões euros).

A receita de bilheteira totalizou 13,16 milhões euros, um montante substancialmente superior aos 298 mil euros do período homólogo, quando a maioria dos jogos foi disputada sem público devido às restrições impostas face à pandemia de covid-19.

A Champions é também, segundo a SAD verde e branca, uma das responsáveis pelo aumento com gastos de pessoal, de 46 para 51: “A subida dos gastos com pessoal em cinco milhões de euros está relacionada, na sua maior parte, com o pagamento de prémios, fruto do êxito desportivo (participação na Liga dos Campeões), e também de indemnizações em virtude da reestruturação do plantel”.

Apesar do aumento dos rendimentos e ganhos operacionais sem transações com jogadores, de 44,5 milhões euros em março de 2021 para 110,3 milhões euros, conferindo um resultado operacional sem transferências positivo de 26,82 milhões euros (tinha registado perdas de 23,18 milhões euros no período homólogo), a SAD do Sporting teve o passivo agravado de 310 para 332 milhões euros.

Os resultados operacionais da SAD do Sporting cifraram-se em 17,76 milhões euros, contrastando com os 16,05 milhões euros negativos no período anterior, mesmo com um saldo de transferências desfavorável, de 8,5 milhões euros, depois de ter sido de lucro de 7,1 milhões euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting SAD com lucro de 8,5 milhões de euros no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião