Águas de Portugal garante que preço não vai aumentar em 2022

  • ECO
  • 5 Junho 2022

Presidente da Águas de Portugal está a fazer uma “gestão da trajetória tarifária” para salvaguardar o orçamento das famílias. Apesar da seca, o “abastecimento para consumo humano está assegurado".

Apesar da situação de seca e da inflação, este ano o preço da água não vai aumentar. A garantia é dada pela Águas de Portugal, frisando que, como grossista, está a fazer “uma gestão da trajetória tarifária de forma que seja comportável”, não estando, por isso, previstos aumentos ao consumidor final pelas empresas do grupo. “Existe uma grande determinação de todos os operadores sobre a importância da água e do impacto nos orçamentos. Nada de disruptivo se avizinha”, assegura José Furtado.

O presidente do conselho de administração da Águas de Portugal assegura, em entrevista à Antena 1 e ao Negócios, que o abastecimento de água para consumo humano é prioritário e está garantido, mesmo na situação de seca que se antecipa para este verão. Embora esteja a “trabalhar em medidas estruturais”, sobretudo no Alentejo, com a interligação ao Alqueva, e no Algarve com o plano de eficiência hídrica.

“Não antevejo que haja necessidade – talvez pontualmente em algumas regiões – de haver intervenções excecionais. O quadro geral é de parcimónia, de necessidade de uma gestão ativa do tema. O abastecimento de água para consumo humano [representa cerca de 20% da água captada] tem primazia e esse está assegurado”, conclui o gestor, admitindo maiores dificuldades em atividades económicas como a agricultura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Águas de Portugal garante que preço não vai aumentar em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião