Banca, moda e higiene pessoal entre os setores “mais vulneráveis” nos critérios ESG

Entre os mais de 50 setores analisados, a On Strategy concluiu não ter registado "nenhuma marca, nem nenhum setor de atividade no nível de excelência", ou seja, com mais de 80 pontos.

Os setores da banca, moda e higiene pessoal estão entre os que apresentam uma avaliação “mais vulnerável” quando analisados os critérios de Environmental, Social and Governance (ESG, na sigla em inglês, que se traduz por Ambiente, Social e Governança) nas suas operações, isto de acordo com o primeiro estudo de perceção associada à sustentabilidade conduzido pela consultora OnStrategy.

Com base numa escala de 100 pontos, a entidade avaliou mais de 50 setores de atividade e concluiu não ter registado “nenhuma marca, nem nenhum setor de atividade no nível de excelência”, ou seja, com mais de 80 pontos.

Assim, e segundo a análise, o setor de “luxo e moda” registou 53 pontos, seguindo-lhe a “banca, seguros e crédito” (56,5 pontos) e depois o setor de “detergentes e higiene pessoal” (57,9 pontos).

Em sentido contrário, a On Strategy posiciona o setor de “saúde, farmácia e bem-estar” no topo do ranking com 69,5 pontos e logo de seguida o da “educação” com 68,6 pontos. A compor o resto do top 5, surgem os setores da “alimentação e bebidas” (66,4 pontos), “mobilidade” (63,3 pontos) e “turismo e lazer” (62,7 pontos).

Delta, Ikea e Nestlé destacadas

Tal como referido, a análise determinou também as marcas em Portugal com melhor perceção dos critérios ESG, e determinou que apenas nove se destacam “com uma perceção de robustez”, ou seja acumulando entre 70 e 80 pontos. Assim, a On Strategy atribuiu o pódio à Delta (72,3 pontos), Ikea (71,7 pontos) e Nestlé (71,4 pontos).

A compor o resto da lista surge a Cruz Vermelha com 70,9 pontos, a Fundação Champalimaud (70,7 pontos) e a Cuf (70,5 pontos). Já a Nova SBE (70,4 pontos), Lusíadas Saúde (70,1 pontos) e a Lactogal (70 pontos), formam o resto das distinções.

A análise da On Strategy foi desenvolvida “em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira)” onde avaliou 24 atributos associados às dimensões de ESG. Para a avaliação, foram inquiridos mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca, moda e higiene pessoal entre os setores “mais vulneráveis” nos critérios ESG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião