Bolsas dos EUA fecham no “verde” apesar de receio com inflação
Enquanto os investidores aguardam pelos dados da inflação de maio, que serão conhecidos na sexta-feira, as principais bolsas norte-americanas iniciaram a semana em terreno positivo.
Os principais índices de Wall Street fecharam em alta ligeira na sessão desta segunda-feira, longe dos máximos anteriores, depois de uma semana de perdas. Os investidores continuam preocupados com o aumento das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) e a inflação, ao mesmo tempo que especulam sobre se as vendas deste ano podem ter atingido os valores mínimos.
O índice de referência S&P 500 subiu 0,30% para 4.120,92 pontos, o industrial Dow Jones avançou 0,07% para 32.921,45 pontos, e o tecnológico Nasdaq valorizou 0,44% para 12.059,92 pontos. Entre as tecnológicas, destaca-se a Amazon, que ganhou 2,44% num dia em que desdobrou as suas ações, diluindo o preço por título para se tornar mais acessível a carteiras menores. A última vez que a Amazon fez um desdobramento de ações foi em 1999.
Estes resultados foram também impulsionados pelo alívio de restrições pandémicas nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, que enfrentaram um surto de Covid-19 nas últimas semanas.
Agora, os mercados nos Estados Unidos aguardam pelos dados da próxima sexta-feira sobre os preços ao consumidor, que se espera que mostrem que a inflação se manteve elevada em maio. Caso se verifiquem estas previsões, manter-se-ão as expectativas de que a Fed irá continuar com uma política monetária mais agressiva, subindo as taxas de juro de referência para procurar reduzir as pressões sobre os preços, que estão a aumentar ao ritmo mais rápido das últimas quatro décadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsas dos EUA fecham no “verde” apesar de receio com inflação
{{ noCommentsLabel }}