Em 24 horas, segundo fundo processa bolsa de metais de Londres
Fundo norte-americano Jane Street Global Trading processa a bolsa de metais de Londres, após a suspensão das negociações de níquel em março. HKEX considera alegação “sem mérito”.
Depois do fundo Elliott Management, chegou também a vez do fundo norte-americano Jane Street Global Trading processar a bolsa de metais de Londres (LME – sigla inglesa), por 15,3 milhões de dólares, pela suspensão da negociação do níquel em março, avança a agência Reuters (acesso condicionado).
Este já é o segundo processo contra a bolsa de metais de Londres, detida pela Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEX), sendo que a mesma já está a ser investigada pela suspensão e cancelamento das negociações de níquel a 8 de março, em função da volatilidade registada nos preços do metal. Em resposta, a bolsa de Hong Kong informou que a LME considera a alegação do fundo “sem mérito”, e que a “contestará vigorosamente” o processo.
As declarações da HKEX surgem em linha com a resposta dada ao processo de 456 milhões de dólares avançado pelo fundo Elliott Associates, onde a bolsa de Hong Kong defende que a LME teve de adotar medidas para proteger o mercado como um todo. Para a LME, a decisão de suspender e cancelar a negociação de níquel teve como objetivo “levar o mercado de volta” ao período onde “a LME poderia ter a certeza de que o mercado estava a operar de forma ordeira”.
A decisão da LME de suspender e cancelar as negociações de níquel durante 8 dias, bem como os processos, já levaram o regulador financeiro britânico a investigar os contratos do metal referentes a março. A decisão da bolsa de Londres deu-se após a tonelada de níquel atingir valores superiores a 100 mil dólares, e destinou-se a conter a volatilidade dos preços, sendo que após a retoma das negociações foram ainda estipulados limites de 5% nas revisões em alta, ou baixa, do preço.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Em 24 horas, segundo fundo processa bolsa de metais de Londres
{{ noCommentsLabel }}