Corretora francesa April estará para ser vendida

  • ECO Seguros
  • 19 Junho 2022

A CVC Capital Partners está a preparar saída do grupo francês de corretagem de seguros adquirido em 2019. Operação de venda poderá ser lançada no final de 2022.

A CVC Capital Partners, companhia que gere fundos e investimento de capital privado, prepara-se para sair do capital do Grupo April, corretora de seguros considerada líder no mercado grossista em França e com posicionamento importante no mercado de intermediação em Portugal. A CVC, que terá aberto período para receber propostas de potenciais interessados, planeia lançar a operação na ponta final de 2022, noticiou o site especializado Insurance Insider (conteúdo em inglês, acesso condicionado).

O cenário de consolidações no setor de corretagem em França tem-se mostrado relativamente calmo em 2022. Embora se exclua o potencial caso da April, posicionado com operador grossista (linhas particulares, profissionais e empresas), fontes da imprensa especializada em França admitiram recentemente a possibilidade de transações (aquisições) envolvendo corretoras com volume de negócios inferior a 100 milhões, um montante que o grupo April excede em muito. A sociedade gestora de private equity e consultora de investimento, sediada no Luxemburgo, fez abordagem ao grupo April no final de 2018. A oferta pública, através de um dos fundos da venture, aconteceu no ano seguinte sobre 65,1% do capital da visada e manteve, no verão desse ano, uma proposta aberta para comprar o remanescente de ações detidas por minoritários, até um limite de 90% do capital da corretora.

Em 2021, o grupo corretor presidido por Eric Maumy registou crescimento orgânico de 8% (dois pontos acima do objetivo anual fixado no plano estratégico definido até 2023), realizando 544 milhões de euros de receitas e com a dinâmica de crescimento suportada sobretudo pelos negócios de Saúde individual e de expatriados (estudantes), mobilidade (seguro motociclos) e proteção de atividades de lazer.

Em Portugal, a mediadora do grupo francês ultrapassou 5 milhões de euros de negócio em 2020, crescendo acima de 30% e a posicionar-se líder entre agentes do setor, como noticiou ECOseguros.

Com posicionamento importante nos segmentos seguro de crédito (profissionais e PME), previdência e saúde, além de danos para nichos, a April foi fundada em 1988 e conta atualmente uma rede que ultrapassa 15 mil parceiros distribuidores e 2 300 colaboradores. Ao longo de 2022, prevê recrutar 300 pessoas, para reforço prioritário das áreas relação com clientes, TI e digital, em França e nos mercados onde tem crescido (Ásia ,Europa e América do Norte), aponta um comunicado do grupo presente em 16 países, com 12 filiais internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora francesa April estará para ser vendida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião