Vendas do Grupo RAR chegam aos 809 milhões e superam 2019
O grupo que detém a Colep, Vitacress e as Refinarias de Açúcar Reunidas fechou 2021 com lucros de 16,2 milhões, abaixo do ano passado.
As receitas do Grupo RAR, um dos principais grupos económicos portugueses, cresceram 10,5% em 2021 para 809 milhões de euros, aumentando em todas as áreas de negócio. Já os lucros encolheram 28% para os 16,2 milhões de euros.
A Colep Consumer Products, a empresa de contract manufacturing nas indústrias de produtos para cosmética, higiene pessoal, cuidado do lar e farmacêutica registou receitas de 250,53 milhões, com um acréscimo muito ligeiro face ao ano anterior.
A Colep Packaging, uma das maiores empresas europeias do mercado de embalagens, aumentou o volume de negócios para 119,21 milhões. Tendência semelhante tiveram a Vitacress (147,9 milhões), a RAR Açúcar (76,13 milhões) a Acembex (188,03 milhões) e a RAR Imobiliária (10,24 milhões).
Esta evolução permitiu ao grupo superar os 800 milhões em receita, ultrapassando os 781 milhões conseguidos em 2019. Apesar desta evolução na receita, o montante dos meios libertos de exploração (EBITDA) foi praticamente o mesmo do ano anterior: 72,1 milhões. Já o resultado líquido baixou para 28% para os 16,2 milhões.
“A continuidade da situação de pandemia, conjugada com o aumento generalizado do custo dos fatores produtivos e com disrupções nas cadeias de abastecimento, tornaram o exercício de 2021 ainda mais desafiante que o anterior. A resiliência demonstrada pelas empresas do Grupo traduziu-se na estabilidade dos resultados, com algumas áreas de negócio a melhorarem os seus níveis de rendibilidade”, descreve a empresa no relatório e contas.
“A volatilidade no abastecimento e a subida do preço das matérias-primas foram fatores adversos na atividade das várias empresas do grupo, ressaltando-se os casos da Colep Packaging, que teve de acomodar um aumento significativo no preço do aço e seus derivados”, informa a empresa.
A RAR Açúcar sofreu o impacto da duplicação no preço da rama de cana-de-açúcar. A Vitacress também teve um ano desafiante, quer do ponto de vista agrícola, quer pela falta de oferta de trabalho especializado no Reino Unido, na agricultura e na produção, com impacto nos custos de operação.
A Acembex, que se dedica ao comércio internacional de matérias-primas para a indústria agroalimentar, movimentou em 2021 cerca de 750 mil toneladas, atingindo uma quota de 22% do mercado nacional, o que faz dela o maior importador de cereais e coprodutos do país.
Apesar da sua dimensão, o endividamento do Grupo RAR é reduzido, com a dívida financeira líquida a cifrar-se em 171 milhões de euros no final de 2021. A empresa com sede no Porto fechou o ano com 3.820 colaboradores.
O Grupo RAR procedeu no ano passado à cisão da Colep em duas empresas: Colep Packaging e Colep Consumer Products. Esta última terminou a joint venture com o Grupo Albatha, nos Emirados Árabes Unidos, passando a focar-se no mercado europeu e norte-americano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas do Grupo RAR chegam aos 809 milhões e superam 2019
{{ noCommentsLabel }}