Preços grossistas da eletricidade descem em dia de limites ao gás

A medida ibérica, que foi aprovada por Bruxelas na semana passada e entra em vigor esta quarta-feira, define que os preços do gás natural tenham o limite de 40 euros por MWh numa primeira fase.

Os preços da eletricidade no mercado grossista, onde os produtores vendem a eletricidade aos comercializadores e a alguns grandes consumidores, registam uma descida para esta quarta-feira, o dia em que entra em vigor a medida ibérica que limita os preços do gás natural.

O preço grossista médio para esta quarta-feira, 15 de junho, é de 165,59 euros por megawatt hora (MWh), uma quebra de 48 euros em relação aos 214,05 euros por MWh correspondentes a esta terça-feira, de acordo com o site do OMIP, o operador do mercado a prazo de Portugal.

Esta descida nos preços grossistas não se reflete diretamente na fatura da luz dos consumidores que têm em vigor contratos com preços fixos, apenas naqueles cujos contratos estão indexados ao mercado diário grossista, ou ainda aqueles que vão abastecer-se diretamente a este mercado.

A medida ibérica, que foi aprovada por Bruxelas na semana passada e entra em vigor esta quarta-feira, define que os preços do gás natural tenham o limite de 40 euros por MWh numa primeira fase, para depois aumentarem gradualmente até chegarem aos 70 MWh, o que se traduz numa média de 48,8 MWh ao longo dos 12 meses de duração prevista para a medida, a qual termina a 31 de maio de 2023.

Os preços do gás influenciam os preços da eletricidade no mercado grossista na medida em que é a tecnologia mais cara utilizada a cada hora para responder à procura que determina o preço aplicado nessa mesma hora. Tendo em conta a subida dos preços do gás natural nos mercados internacionais, esta tecnologia tem impulsionado os preços grossistas quando é necessária.

A medida será financiada, por um lado, por receitas obtidas pelo operador espanhol dos sistemas de transmissão e, ao mesmo tempo, por uma taxa imposta por Portugal e Espanha aos compradores que beneficiem da medida. O objetivo é que, desta forma, os beneficiários paguem a diferença entre o preço real do gás para esse dia e o teto em vigor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços grossistas da eletricidade descem em dia de limites ao gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião