Terminal de exportação de LNG nos EUA só retoma operações no “final de 2022”. Gás natural sobe 16%

  • Capital Verde
  • 14 Junho 2022

Depois do incêndio na semana passada, o terminal de exportação nos EUA Freeport anunciou que só retomará as operações no "final de 2022". Gás natural sobe 16%.

O terminal de exportação de gás natural norte-americano Freeport que, na semana passada, sofreu um incêndio, só deverá retomar as operações no final de 2022. Entretanto, os preços dos contratos de gás que servem de referência na Europa, os holandeses TTF, valorizaram 16%.

A garantia foi dada, esta terça-feira, em comunicado pela própria empresa, onde esta esclarece que “neste momento, a conclusão de todas as reparações necessárias e o retorno às operações completas da central não são esperados até o final de 2022“. A mesma informa, no entanto, que espera uma retoma parcial das operações em “aproximadamente 90 dias”.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em julho estava a valorizar 16% pelas 16 horas, desta terça-feira.

Em causa está um incêndio na instalação de gás natural liquefeito da Freeport no Texas, no dia 8 de junho, pelas 11h40 (horal local), que segundo a Bloomberg representa cerca de um quinto de todas as exportações americanas do combustível.

Conforme relatado anteriormente, não houve registo de feridos e “em nenhum momento o incidente representou uma ameaça para a comunidade” local. Localizado na costa do Golfo do Texas, este é um dos sete terminais em operação nos EUA.

“O incêndio foi extinto aproximadamente 40 minutos após o incidente inicial”, reporta o comunicado, acrescentando que a entidade está “ciente do impacto que este incidente e a nossa suspensão de operações têm sobre o nosso pessoal, a comunidade e os mercados doméstico e internacional de gás e GNL [gás natural liquefeito]”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Terminal de exportação de LNG nos EUA só retoma operações no “final de 2022”. Gás natural sobe 16%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião